MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em alta, após indicador CPI dos EUA

Os mercados acionários europeus fecharam a quinta-feira, 12, em alta, estendendo os ganhos da semana, após o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos confirmar a desaceleração da inflação em dezembro.Em Londres, o FTSE 1

Natália Coelho (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho (via Agência Estado)
Publicado em 12.01.2023, 14:44:00 Editado em 12.01.2023, 14:49:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados acionários europeus fecharam a quinta-feira, 12, em alta, estendendo os ganhos da semana, após o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos confirmar a desaceleração da inflação em dezembro.

continua após publicidade

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,89%, a 7.794,04 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, seguiu o movimento e fechou em alta de 0,74%, a 15.058,30 pontos. O CAC 40, em Paris, avançou 0,74%, a 6.975,68 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,73%, a 25.733,96 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 1,26%, a 8.836,00pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 1,21%, a 6.041,64 pontos. As cotações são preliminares.

Mais cedo, as bolsas chegaram a reduzir os ganhos, acompanhando o movimento dos pares em Nova York, que ficaram instáveis após o CPI dos EUA.

continua após publicidade

Já sobre a inflação da zona do euro, o novo boletim do Banco Central Europeu (BCE) indica que o índice de preços só deverá desacelerar à meta de 2% no segundo semestre de 2025. No último relatório, o CPI anual da região ficou em 9,2%.

A inflação é um dos principais indicadores para a autoridade monetária na definição das taxas de juros e, segundo o documento do BC europeu, os juros precisam subir ainda de forma significativa e em ritmo constante.

Nesta quinta, a Eurásia indicou, em relatório para clientes, que a queda no preço do gás poderá ser o suficiente para "aliviar" a indústria, mas a alta pressão sobre os custos de energia da Europa ainda afetará consumidores pequenos, como famílias e o setor varejista.

continua após publicidade

Entre os destaques estão as ações da Persimmon, que subiu mais de 8% na Bolsa de Londres após publicar resultados sobre 2022. Já na Bolsa de Frankfurt, os papéis da RWE tiveram alta de quase 4%, seguindo a decisão da UBS de aumentar o preço-alvo de suas ações de 46 euros para 50 euros.

Em destaque por analistas da AJ Bell, a Ocado teve alta de quase 4% na Bolsa de Londres, com investidores na espera de seus resultados do quarto trimestre na próxima terça-feira, 17.

Segundo relatório da empresa enviado para clientes, "a Ocado se junta à lista de empresas que foram vistas como vencedoras durante a pandemia, mas caíram em desgraça desde o fim dos bloqueios, já que as taxas de crescimento se mostraram difíceis de sustentar e o aumento das taxas de juros afetou as ações de crescimento percebidas".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em alta, após indicador CPI dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!