MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham com tímidos ganhos, após dados nos EUA

As bolsas da Europa apresentaram fôlego contido ao longo do pregão desta sexta-feira (27) e fecharam com tímidos ganhos. Dados dos Estados Unidos apontaram para contínua desaceleração da inflação no país, mas também acenderam o alerta para os riscos de re

Natália Coelho (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho (via Agência Estado)
Publicado em 27.01.2023, 14:20:00 Editado em 27.01.2023, 14:25:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa apresentaram fôlego contido ao longo do pregão desta sexta-feira (27) e fecharam com tímidos ganhos. Dados dos Estados Unidos apontaram para contínua desaceleração da inflação no país, mas também acenderam o alerta para os riscos de recessão, o que dificultou a definição de um direcionamento claro aos mercados acionários.

continua após publicidade

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,05% a 7.765,15 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, seguiu o movimento e fechou em alta de 0,11%, a 15.150,03 pontos. O CAC 40, em Paris, avançou 0,02%, a 7.097,21 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,83%, a 26.435,75 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,26%, a 9.059,40 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,42%, a 5.936,73 pontos. As cotações são preliminares.

Divulgados durante a manhã, os indicadores de gastos com consumo e renda pessoal apontaram para uma piora na atividade americana em dezembro, na visão da Oxford Economics. O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), por sua vez, desacelerou à alta anual de 5,0% no mês passado.

continua após publicidade

Os dados induziram volatilidade aos mercados em Wall Street e reverberaram também do outro lado do Atlântico, onde negócios já demonstravam tração contida, à espera de decisões de política monetária de Banco da Inglaterra (BoE) e Banco Central Europeu (BCE) na semana que vem.

Já para a CMC Markets, o BC inglês se encontra em um dilema após aumentar os juros em 50 pontos-base (pb) em dezembro. Entretanto, é provável que membros do comitê da instituição pressionem por uma nova alta de meio ponto porcentual, visto que o banco não vai querer dar a impressão de que está relaxando na sua batalha contra a inflação.

Em destaque entre as quedas da Bolsa de Paris, está a Airbus, que cedeu cerca de 3,5% após revelar planos de contratar mais de 13 mil pessoas para superar problemas de atrasos e atender à demanda crescente.

continua após publicidade

Entre outras baixas marcantes, estão empresas relacionadas ao setor de commodities, com a Antofagasta em baixa de mais de 2% e a Rio Tinto em queda de mais de 1,5%, todas na Bolsa da Londres. Em Portugal, a GalpEnergia caía mais de 0,2%.

Na outra ponta, entretanto, também no setor de commodities, a Shell teve alta de mais de 1%, em Londres.

Na seara dos indicadores no continente, o destaque na sessão foi o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha, que superou expectativas do mercado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham com tímidos ganhos, após dados nos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!