Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Ásia fecham sem sinal único, com Tóquio em alta e queda em Xangai

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Os mercados acionários da Ásia terminaram a terça-feira (13) sem sinal único. Entre as principais bolsas, Tóquio subiu, com ações de farmacêuticas e transportadoras marítimas apoiando os ganhos, mas em Xangai o quadro foi levemente negativo, com fabricantes de chips entre os papéis pressionados.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 0,40%, em 27.954,85 pontos. Havia expectativa pela decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na quarta-feira, com provável alta de juros nos EUA, e antes, nesta terça-feira, pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) americano. Entre papéis em foco, Takeda Pharmaceutical subiu 2,7% e Nippon Yusen, 2,2%.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na China, a Bolsa de Xangai registrou baixa de 0,09%, a 3.176,33 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,56%, a 2.145,01 pontos. O mercado chinês se ajustava após ganhos recentes motivados pela perspectiva de reabertura econômica. Empresas de softwares e microchips pesaram no mercado, com Yonyou Network Technology em baixa de 3,0% e Jinko Solar, de 5.6%. Segundo relatos, Japão e Holanda podem se aliar aos EUA para restringir negócios no setor de chips com a China. Enquanto isso, Pequim recorreu à Organização Mundial de Comércio (OMC) para questionar o comportamento dos EUA nessa frente.

Para o economista-chefe da TS Lombard, Rory Green, o mercado acionário chinês pode entrar em uma fase de fuga do risco nas próximas semanas, conforme os controles contra a covid-19 são relaxados e os casos da doença dão um salto. Mais adiante, porém, pode haver um rali mais sustentável nesse mercado, acredita ele.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 0,68%, em 19.596,20 pontos. Fabricantes de chips e ações de tecnologia se saíram bem, com Hua Hong Semiconductor em alta de 17,4% e Semiconductor Manufacturing International, de 9,4%. Já ações de farmacêuticas estiveram sob pressão.

publicidade

Na Coreia do Sul, o índice Kospi terminou com baixa de 0,03% em Seul, em 2.372,40 pontos. O quadro portanto foi praticamente de estabilidade, após pregão volátil. Papéis ligados a games e de montadoras estiveram entre as baixas, enquanto empresas do setor de maquinário e de transporte marítimo se saíram bem. Havia também cautela antes do CPI dos EUA. No setor de games, Ncsoft caiu 8,0%, em meio a preocupações de que suas principais concorrentes globais lancem jogos em simultâneo, o que poderia prejudicar seus resultados no próximo ano. Em Taiwan, o índice Taiex teve queda de 0,61%, a 14.522,96 pontos.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,31%, em 7.203,30 pontos. Ações do setor financeiro avançaram, recuperando perdas recentes. Já mineradoras em geral exibiram baixas. Com informações da Dow Jones Newswires.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline