Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Ásia fecham sem direção única, de olho em guerra e após dados chineses

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 16/03/2026 - As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira, enquanto investidores seguem acompanhando os desdobramentos da guerra no Oriente Médio, em sua terceira semana, e avaliam dados econômicos chineses melhores do que o esperado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O índice japonês Nikkei caiu 0,13% em Tóquio, a 53.751,15 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 1,14% em Seul, a 5.549,85 pontos, o Hang Seng subiu 1,45% em Hong Kong, a 25.834,02 pontos, e o Taiex recuou 0,17% em Taiwan, a 33.342,51 pontos.

O Irã tem retaliado contra ataques de Israel e dos EUA ao interromper, na prática, o tráfego de carga pelo estreito de Ormuz, por onde passa cerca de um quinto do petróleo mundial. A situação levou grandes produtores a reduzir a produção da commodity.

Em pouco mais de uma semana desde o fechamento do estreito, mais de 12 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) foram retirados de circulação, segundo a empresa de pesquisa independente Rystad Energy. No entanto, alguns petroleiros teriam atravessado o estreito, aumentando a incerteza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A verdade é que, neste momento, grande parte do mercado está operando no escuro", disse Stephen Innes, da SPI Asset Management, em comentário. "Para contextualizar, o estreito normalmente recebe cerca de 25 petroleiros de petróleo e GNL (gás natural liquefeito) todos os dias."

Na China continental, o Xangai Composto terminou o pregão em baixa de 0,26%, a 4.084,79 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,16%, a 2.705,65 pontos. No primeiro bimestre, tanto a produção industrial quanto as vendas no varejo do gigante asiático superaram as expectativas.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho hoje, com baixa de 0,39% do S&P/ASX 200 em Sydney, a 8.583,40 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Associated Press

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline