MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Ásia fecham sem direção única com Seul em alta leve após alívio inesperado dos juros

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quinta-feira, 28, com o índice Kospi, do mercado de Seul, em leve alta em meio à repercussão do inesperado corte da taxa de juros no país. A Bolsa de Hong Kong e os mercados da China cederam em devolução

Patricia Lara* (via Agência Estado)

·
Escrito por Patricia Lara* (via Agência Estado)
Publicado em 28.11.2024, 06:35:00 Editado em 28.11.2024, 06:40:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quinta-feira, 28, com o índice Kospi, do mercado de Seul, em leve alta em meio à repercussão do inesperado corte da taxa de juros no país. A Bolsa de Hong Kong e os mercados da China cederam em devolução parcial da alta da véspera.

continua após publicidade

Na Coreia do Sul, o Kospi fechou em alta de 0,1%, aos 2.504,67 pontos, após queda de 0,7% na véspera. O movimento ocorreu após o Banco Central do país promover um inesperado corte da taxa de juros em uma medida que visa dar suporte para a economia.

Para o economista do Goldman Sachs, Goohoon Kwon, o BC local pode entregar mais três cortes das taxas de juros até o terceiro trimestre de 2025 para um patamar de 2,25%.

continua após publicidade

A analista de câmbio do ING, Min Joo Kang, citou que é incomum que o BC sul-coreano reduza por duas vezes seguidas a taxa de juros, exceto em tempos de crise.

O movimento surpreendente sinaliza que a prioridade é o crescimento, e não a estabilidade do mercado financeiro a curto prazo, disse Kang.

Na China, o Xangai Composto cedeu 0,4%, aos 3.295,70 pontos. O Shenzhen recuou 0,65%, aos 1.983,79 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng perdeu 1,2%, aos 19.366,96 pontos.

continua após publicidade

Os investidores estão atentos ao próximo catalisador: a conferência governo central da China em dezembro. Em Hong Kong, a China Resources Beer caiu 4,3% e a Anta Sports cedeu 3,45%. O China Hongqiao caiu 3,4%. As ações do setor automotivo lideraram os ganhos, com a Geely Automobile subindo 4,9%, o que correspondeu ao maior ganho porcentual do Hang Seng.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,6%, a 38.349,06 pontos, com as ações de empresas de eletrônicos beneficiadas pela expectativa de melhora da demanda nos Estados Unidos diante da expectativa de corte das taxas de juros. A Tokyo Electron subiu 6,7% e a NEC ganhou 2,3%.

Em Taiwan, o Taiex marcou queda de 0,16%, a 22.298,90 pontos.

continua após publicidade

Oceania

Na Oceania, o S&P/ASX 200, de Sydney, teve alta de 0,45%, a 8.444,30 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Ásia fecham sem direção única com Seul em alta leve após alívio inesperado dos juros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!