MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Ásia fecham na maioria em baixa, com Xangai praticamente estável

Os mercados acionários da Ásia registraram pregão em geral negativo, nesta sexta-feira, 16. Em Xangai, o quadro foi praticamente de estabilidade, enquanto em Tóquio houve recuo de quase 2%. Na contramão da maioria, Hong Kong subiu.A Bolsa de Xangai fechou

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 16.12.2022, 07:04:00 Editado em 16.12.2022, 07:10:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados acionários da Ásia registraram pregão em geral negativo, nesta sexta-feira, 16. Em Xangai, o quadro foi praticamente de estabilidade, enquanto em Tóquio houve recuo de quase 2%. Na contramão da maioria, Hong Kong subiu.

continua após publicidade

A Bolsa de Xangai fechou em queda de 0,02%, em 3.167,86 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,75%, a 2.039,52 pontos. Xangai perdeu 1,2% nesta semana, o que encerrou uma sequência de seis semanas de ganhos, apoiados pela reabertura econômica, com Pequim relaxando medidas para conter a covid-19. Ações de fabricantes de softwares e também de hardwares tiveram quedas no mercado chinês. Já incorporadoras se saíram bem, após vice-premiê do país dizer que o governo avalia mais medidas para apoiar o setor imobiliário.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei fechou em baixa de 1,87%, em 27.527,12 pontos. Papéis dos setores de eletrônicos e tecnologia pressionaram o mercado japonês, com temores sobre a perspectiva econômica global em quadro de aperto monetário por bancos centrais. Tokyo Electron recuou 4,5% e SoftBank Group, 3,8%. Já Toshiba Corp. subiu 2,1%, após relatos de que um grupo liderado pela Japan Industrial Partners havia assegurado financiamento para assumir o controle da companhia.

continua após publicidade

Na Coreia do Sul, o índice Kospi terminou com queda de 0,04% em Seul, em 2.360,02 pontos. Trata-se da quinta semana seguida de baixas na bolsa sul-coreana. Em meio a temores de recessão, altas de juros nos EUA e na Europa pesaram no sentimento. Ações de siderúrgicas e ligadas à internet estiveram entre as mais pressionadas.

Em Taiwan, o índice Taiex recuou 1,40%, a 14.528,55 pontos. Já em Hong Kong, o índice Hang Seng foi na contramão da maioria e subiu 0,42%, a 19.450,67 pontos. Papéis de tecnologia mostraram em geral alta moderada, suficiente para apoiar os ganhos locais.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice ASX/S&P 200 fechou em baixa de 0,78%, a 7.148,70 pontos. Temores com elevações de juros pelo mundo pesaram na praça australiana, com bancos em queda. Ações de tecnologia também recuaram, junto com papéis de mineradoras de ouro e lítio. Com informações da Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Ásia fecham na maioria em baixa, com Xangai praticamente estável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!