MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Ásia fecham na maioria em baixa, com tensões EUA-China e decisão do BoJ

Os mercados asiáticos da Ásia fecharam na maioria em queda nesta sexta-feira, 18. A decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) foi monitorada, bem como o noticiário das tensões entre Estados Unidos e China, após Washington r

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.12.2020, 07:13:00 Editado em 18.12.2020, 07:20:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados asiáticos da Ásia fecharam na maioria em queda nesta sexta-feira, 18. A decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) foi monitorada, bem como o noticiário das tensões entre Estados Unidos e China, após Washington restringir negócios com empresas do país, entre elas a fabricante de microchips SMIC.

continua após publicidade

No Japão, a Bolsa de Tóquio terminou com baixa de 0,16%, em 26.763,39 pontos. O BoJ manteve os juros, mas estendeu seu programa de alívio por seis meses. Presidente do banco central, Haruhiko Kuroda disse em entrevista coletiva que o BoJ conduzirá um ajuste na política, mas sem alterar os juros negativos ou a meta de inflação em 2% e sem qualquer pretensão de apertar a política monetária.

Na China, a Bolsa de Xangai fechou em baixa de 0,29%, em 3.394,90 pontos. Os papéis foram penalizados pelo novo capítulo da investida americana contra o setor de tecnologia do país asiático. A Bolsa de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,31%, a 2.367,63 pontos.

continua após publicidade

Em Hong Kong, o índice Hang Seng terminou em queda de 0,67%, em 26.498,60 pontos. A decisão dos EUA de acrescentar mais 60 instituições da China a uma lista de restrições a exportações influenciou nos negócios. A fabricante de microchips chinesa SMIC, um dos alvos, teve baixa de 5,2%. Papéis dos setores financeiro e de tecnologia em geral pesaram.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi destoou da maioria e fechou em alta de 0,06%, em 2.772,18 pontos, na Bolsa de Seul. Ações de farmacêuticas e concessionárias exibiram ganhos, mas as de transportes marítimos recuaram, com o avanço da covid-19 no país igualmente em foco. Em Taiwan, o índice Taiex terminou em baixa de 0,06%, em 14.249,96 pontos.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice S&P/ASX 200 terminou em baixa de 1,20%, em 6.675,50 pontos. Um foco de casos da covid-19 em Sydney gerou o temor de que a retomada econômica da Austrália possa ser atrapalhada. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Ásia fecham na maioria em baixa, com tensões EUA-China e decisão do BoJ"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!