Economia

Bolsas da Ásia fecham na maioria em baixa, após tombo em NY com releituras do Fed

Da Redação ·

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em forte baixa nesta sexta-feira, 6, seguindo o tombo que Wall Street sofreu ontem em meio a releituras da postura de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

continua após publicidade

O índice Hang Seng liderou as perdas na Ásia hoje, com queda de 3,81% em Hong Kong, a 20.001,96 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi voltou de um feriado com recuo de 1,23% em Seul, a 2.644,51 pontos, e o Taiex caiu 1,72% em Taiwan, a 16.408,20 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto teve baixa de 2,16%, a 3.001,56 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto cedeu 1,71%, a 1.859,39 pontos.

continua após publicidade

A exceção foi o japonês Nikkei, que subiu 0,69% em Tóquio, a 27.003,56 pontos, na volta de três dias de feriados e ajudado por ações dos setores elétrico e petrolífero.

O mau humor predominou na Ásia após as bolsas de Nova York sofrerem perdas robustas na quinta-feira, 5, em meio a temores de que futuras altas de juros nos EUA possam comprometer o desempenho da maior economia do mundo.

A princípio, investidores se mostraram aliviados com uma sinalização do presidente do Fed, Jerome Powell, de que o BC americano não está considerando elevar juros em ritmo mais forte do que o aumento de 50 pontos-base anunciado na quarta-feira (4). Posteriormente, no entanto, prevaleceu a visão de que o Fed está nos estágios iniciais de um ciclo de aperto monetário bastante agressivo para combater a alta da inflação, que persiste em meio à guerra russo-ucraniana. Além disso, há dúvidas sobre a capacidade do Fed de ajustar sua política sem levar os EUA a uma recessão.

continua após publicidade

Os negócios asiáticos foram marcados também por uma dose de cautela antes de mais um relatório de emprego dos EUA, que será divulgado na manhã desta sexta e tem forte influência na trajetória dos juros americanos.

Na Oceania, a bolsa australiana também seguiu Wall Street, e o S&P/ASX 200 registrou queda de 2,16% em Sydney, a 7.205,60 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.