Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Ásia fecham em baixa, com incorporadoras da China sob pressão

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Por Gabriel Bueno da Costa*

São Paulo, 27/11/2023 - Os mercados acionários da Ásia fecharam com sinal negativo, nesta segunda-feira, com perdas em Xangai e também em Tóquio. Na China, um indicador mostrou crescimento no lucro industrial em outubro, na comparação anual, mas nas bolsas o sentimento foi negativo, com ações de incorporadoras novamente em foco.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O lucro industrial da China cresceu 2,7% em outubro, ante igual mês do ano passado, segundo dados oficiais. A alta foi a terceira consecutiva, mas o impulso foi menor que o ganho anual de 11,9% visto em setembro. Entre janeiro e outubro, o lucro industrial na China cai 7,8% ante igual intervalo de 2022.

A Bolsa de Xangai fechou em queda de 0,30%, em 3.031,70 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,38%, a 1.980,77 pontos. Ações do setor imobiliário e também de fabricantes de bebidas estiveram sob pressão. Vantone Neo Development Group liderou as baixas, com queda de 10%, enquanto Zhuhai Huafa Properties caiu 3,7% e Poly Developments, 2,5%. Entre as fabricantes de bebidas, Kweichow Moutai e Shanxi Xinghuacun Fen Wine Factory caíram 0,8% e 1,5%, respectivamente. Já ações ligadas ao carvão e a semicondutores subiram. Em foco, Chongqing Changan Automobile subiu 10% ante o plano da empresa de uma joint venture com a Huawei.

Em Tóquio, o índice Nikkei registrou baixa de 0,53%, a 33.447,67 pontos. Houve potencial realização de lucros, após ganhos recentes, e a força do iene afetou ações de exportadoras japonesas. Entre os piores desempenhos dos integrantes do Nikkei, Mitsubishi Heavy Industries caiu 5,0%, Zensho Holdings recuou 4,6% e Sumitomo Metal Mining, 3,8%.

publicidade

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, fechou em queda de 0,04%, em 2.495,66 pontos. Papéis ligados ao setor financeiro e à indústria estiveram entre as baixas. LG Energy Solution caiu 1,8% e Samsung C&T, 0,8%. KB Financial registrou baixa de 2,4%, e KakaoBank, de 1,2%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou baixa de 0,20%, a 17.525,06 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex caiu 0,87%, em 17.137,42 pontos.

Na Oceania, em Sydney o índice S&P/ASX 200 recuou 0,76%, em 6.987,60 pontos, com quase todos os setores em baixa. O índice da bolsa australiana registrou a mínima de fechamento em duas semanas. Ações ligadas ao ouro subiram, mas houve fraqueza em mineradoras de lítio e minério de ferro. Ações de redes de supermercados e papéis ligados ao álcool também recuaram.

publicidade

Contato: gabriel.costa@estadao.com

* Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline