MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Ásia fecham em alta, em meio a baixa liquidez por feriado de Natal

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, 26, dia seguinte ao Natal em que diversos mercados ao redor do mundo permanecerão fechados, inclusive no Oriente, onde as bolsas de Hong Kong e Sydney, na Austrália, não abriram. No radar, ficaram

Gabriel Caldeira (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Caldeira (via Agência Estado)
Publicado em 26.12.2022, 07:49:00 Editado em 26.12.2022, 07:56:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, 26, dia seguinte ao Natal em que diversos mercados ao redor do mundo permanecerão fechados, inclusive no Oriente, onde as bolsas de Hong Kong e Sydney, na Austrália, não abriram. No radar, ficaram falas do presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, e esperanças de que a reabertura da China, embora complicada, possa impulsionar a atividade local.

continua após publicidade

O índice Xangai Composto fechou em alta de 0,65%, a 3.065,56 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 1,33%, a 1.975,93 pontos. Ações de empresas do setor turístico estenderam ganhos recentes, otimismo que se dá em meio a discussões sobre retirada de regras contra a covid-19 na China que restringe a entrada de estrangeiros. Analistas apontam para dados recentes do setor, como números de reservas de voos, como um sinal de que a demanda por viagens está começando a aumentar.

Há otimismo com a reabertura na China mesmo diante do aumento brusco de casos da doença no país, que tem complicado a tentativa de retorno à normalidade.

continua após publicidade

Em Tóquio, o índice Nikkei teve alta de 0,65%, a 26.405,87 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi subiu 0,15%, a 2.317,14 pontos. Por fim, em Taiwan, o Taiex fechou com ganhos modestos de 0,09%, a 14.285,13 pontos.

Entre fatores locais que movimentaram os mercados asiáticos em um dia de liquidez fraca, estiveram comentários do presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, durante reunião com empresários em Tóquio. Ele voltou a afirmar que o recente ajuste no controle da curva de juros do BC não foi um passo em direção a uma política monetária menos acomodatícia, mas sim uma medida para tornar o afrouxamento das condições financeiras algo mais sustentável.

Kuroda também projetou que a inflação ao consumidor no Japão deve começar a moderar em 2023 - após seu núcleo atingir o meio nível desde 1981 - e que os salários subirão em ritmo gradualmente mais forte. Com informações de Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Ásia fecham em alta, em meio a baixa liquidez por feriado de Natal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!