MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Ásia fecham em alta, com 'alívio' pós-Fed

As bolsas da Ásia fecharam em alta firme nesta quinta-feira, 16, seguindo a reação a positiva em Wall Street à decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed). O cenário empurrou ao segundo plano as preocupações relacionadas à variante Ômicron do c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2021, 07:11:00 Editado em 16.12.2021, 07:16:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Ásia fecharam em alta firme nesta quinta-feira, 16, seguindo a reação a positiva em Wall Street à decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed). O cenário empurrou ao segundo plano as preocupações relacionadas à variante Ômicron do coronavírus e à crise de liquidez no mercado imobiliário chinês.

continua após publicidade

Ontem, o Fed manteve juros inalterados, mas anunciou aceleração do processo de retirada de estímulos, em um esforço para conter a escalada da inflação nos Estados Unidos. O BC americano também sinalizou três aumentos da taxa básica em 2022.

Na visão da estrategista de investimentos globais da Commonwealth Financial Network, Anu Gaggar, os mercados tiveram um "respiro de alívio". "É como se a incerteza tivesse sido dissipada", explica.

continua após publicidade

Em meio a essa percepção, o índice Nikkei, referência na Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão com ganho de 2,13%, a 29.066,32 pontos. Ontem, a Câmara dos Representantes japonesa aprovou um orçamento suplementar que prevê mais de US$ 300 bilhões em estímulos econômicos.

Com isso, a queda no índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do país, informada pela IHS Makit e Jibun Bank hoje, acabou ignorada por investidores. As atenções de operadores agora, se voltam para a decisão monetária do Banco do Japão, na sexta-feira, 17.

Na Coreia do Sul, o Kospi, de Seul, subiu 0,57%, a 3.006,41 pontos, apesar da adoção de novas restrições à mobilidade pelo governo local para conter a Ômicron. Autoridades sul-coreanas decidiram proibir aglomerações de cinco pessoas ou mais, depois que o país registrou recorde diário no número de casos de covid-19.

continua após publicidade

Em Taiwan, o índice Taiex avançou 0,71%, a 17.785,74 pontos. Na China continental, Xangai aumentou 0,75%, a 3.675,02 pontos - na máxima do dia -, enquanto Shenzhen, de menor abrangência, se elevou 0,62%, a 2.559,31 pontos.

O Hang Seng, de Hong Kong, marcou valorização de 0,23%, a 23.475,50 pontos, no fechamento. O papel da Evergrande subiu 3,23%, recuperando-se das perdas recentes, após notícia de que credores processaram a incorporadora chinesa após a empresa entrar em default.

Na Oceania, o australiano S&P/ASX 200, de Sydney, perdeu 0,43%, a 7.295,70 pontos, de olho na disseminação da Ômicron. Estado mais populoso da Austrália, New South Wales reportou 1.742 casos de covid-19 hoje, o segundo dia consecutivo com recorde diário. Com informações da Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Ásia fecham em alta, com 'alívio' pós-Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!