Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--
Economia
publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Ásia fecham em alta após rali em NY, impulsionadas por ações ligadas à IA

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sergio Caldas*

São Paulo, 05/08/2026 - As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, após Wall Street estender o rali ontem, em meio a esperanças de que EUA e Irã cheguem a um acordo para a reabertura do Estreito de Ormuz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os principais índices acionários avançaram mais de 3% em Tóquio e Seul, puxados pela alta de ações de fabricantes de chips e de outras empresas ligadas à inteligência artificial (IA).

No Japão, o Nikkei subiu 3,66%, para 66.300,44 pontos. A fabricante de chips Kioxia ganhou 4,2%, enquanto a Advantest, produtora de equipamentos de teste de semicondutores, disparou 8,8%.

Na Coreia do Sul, o Kospi avançou 3,76%, para 6.598,26 pontos, liderado por um ganho de 5,8% da fabricante de chips de memória SK Hynix. A gigante de tecnologia Samsung Electronics subiu 2,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Taiwan, o Taiex ganhou 2,88%, a 44.611,60 pontos, com a principal fabricante de chips do mercado, a TSMC, subindo 3,7%.

"Está claro que hoje o mercado subiu com força puxado por ações de IA. Quando você olha para os outros setores, há alguma atividade aqui e ali, mas o foco voltou mesmo para semicondutores, tecnologia e IA", disse Neil Newman, chefe de estratégia da Astris Advisory Japan.

Na China continental, o Xangai Composto avançou 1,47%, para 3.878,43 pontos, e o Shenzhen Composto, menos abrangente, teve alta de 2,07%, a 2.537,55 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 0,24%, para 25.915,82 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem, as bolsas de Nova York estenderam o rali recente pelo quarto pregão consecutivo, com recordes de fechamento do Dow Jones e do S&P 500, em meio a um clima mais otimista em relação ao conflito no Oriente Médio.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o país pode chegar a um acordo com o Irã para a reabertura do Estreito de Ormuz - por onde transitava cerca de um quinto do petróleo mundial antes do início da guerra - até esta quarta-feira. O Brent, que na véspera caiu mais de 5%, subia 1% no fim desta madrugada.

Na Oceania, a bolsa australiana também teve desempenho positivo, com alta de 0,90% do índice S&P/ASX 200 em Sydney, para 9.227,80 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Associated Press

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV