MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Ásia fecham em alta após alívio em cerco chinês contra techs

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, 8, em meio ao alívio no cerco da China contra empresas do setor de tecnologia. O relaxamento das restrições para controlar o coronavírus no país asiático também ajudou a atenuar os efeitos das preoc

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 08.06.2022, 07:16:00 Editado em 08.06.2022, 07:22:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, 8, em meio ao alívio no cerco da China contra empresas do setor de tecnologia. O relaxamento das restrições para controlar o coronavírus no país asiático também ajudou a atenuar os efeitos das preocupações sobre a economia global nas mesas de operações da região.

continua após publicidade

Autoridades chinesas autorizaram na terça-feira, 7, a certificação de 60 títulos de videogames, meses após ter suspendido o processo. Para o Citi, a medida sugere mais um recuo na pesada campanha que o governo vinha empreendendo para conter o poder de gigantes tecnológicos. "Acreditamos que isso pode indicar mais medidas políticas de apoio para o setor de internet da China", avalia.

A decisão apoiou os negócios em Hong Kong, onde o índice Hang Seng encerrou a sessão com ganho de 2,24%, a 22.014,59 pontos. Entre os destaques, as ações de Tencent e Alibaba saltaram 6,04% e 10,12%, respectivamente.

continua após publicidade

Na China continental, o Xangai Composto avançou 0,68%, a 3.263,79 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, menos abrangente, subiu 0,52%, a 2.083,42 pontos. Ontem, a capital Pequim informou que não registrou casos de coronavírus fora dos locais de quarentenas por quatro dias seguidos, um sinal positivo para os esforços de retirada das restrições.

Em outras praças na Ásia, o índice Nikkei, referência em Tóquio, se valorizou 1,04%, a 28.234,29 pontos, na máxima do dia. O Produto Interno Bruto (PIB) japonês encolheu 0,1% no primeiro trimestre ante o anterior, conforme informou o Escritório de Estatísticas do país nesta quarta-feira.

O resultado sustenta o compromisso do Banco do Japão (BoJ) em manter a política monetária relaxada, que derruba o iene às mínimas em 20 anos e ajuda a impulsionar os papéis de exportadores.

continua após publicidade

Por outro lado, o Banco de Reserva da Índia (RBI, na sigla em inglês) aumentou a taxa básica de juros, de 4,4% para 4,9%, em novo esforço para conter a escalada da inflação no país. "Uma aceleração no ritmo de aperto pelo RBI indica que a ameaça da inflação está sendo levada a sério", resume o ING.

Em Taiwan, o Taiex ganhou 0,95%, a 16.670,51 pontos. Já o Kospi aumentou 0,39%, a 2.636,63 pontos, na Bolsa de Seul.

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200, em Sydney, se elevou 0,36%, a 7.121,10 pontos, acompanhando o movimento dos pares asiáticos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Ásia fecham em alta após alívio em cerco chinês contra techs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!