MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Ásia caem após ameaça a Hong Kong agravar tensões entre EUA e China

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em baixa generalizada nesta sexta-feira, 22, após a China anunciar que vai impor novas leis de segurança nacional a Hong Kong, num gesto que deteriora ainda mais as relações com os EUA, e decidir não estabelecer um

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2020, 07:16:00 Editado em 22.05.2020, 07:22:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em baixa generalizada nesta sexta-feira, 22, após a China anunciar que vai impor novas leis de segurança nacional a Hong Kong, num gesto que deteriora ainda mais as relações com os EUA, e decidir não estabelecer uma meta de crescimento para este ano, reforçando preocupações sobre o impacto econômico da pandemia de coronavírus.

continua após publicidade

Índice acionário de Hong Kong, o Hang Seng liderou as perdas na região hoje, com um tombo de 5,56%, a 22.930,14 pontos.

Na quinta, um porta-voz do Legislativo chinês informou que parlamentares vão deliberar sobre um projeto de resolução para reforçar mecanismos de segurança com o objetivo de "interromper atividades subversivas e a interferência estrangeira" em Hong Kong. O Congresso Nacional do Povo, que iniciou sua reunião anual nesta sexta, deve aprovar a resolução na próxima semana.

continua após publicidade

O anúncio vem num momento de crescentes tensões entre EUA e China, alimentadas em grande parte por críticas do governo americano à forma como Pequim vem lidando com o surto do novo coronavírus, que teve origem na cidade chinesa de Wuhan, no fim do ano passado.

Na quinta, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que haverá uma "reação muito forte" de Washington se a China seguir adiante com seu plano para Hong Kong.

Há menos de um ano, Hong Kong foi palco de violentas manifestações populares, motivadas por um polêmico projeto de lei que permitiria a extradição de suspeitos de crimes para a China continental.

continua após publicidade

Na reunião legislativa que começou nesta sexta, a China decidiu não fixar uma meta para seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, num reconhecimento dos desafios que enfrenta em meio a esforços para amortecer os impactos da covid-19, como é conhecida a doença provocada pelo coronavírus. É a primeira vez que o governo chinês não estabelece uma meta numérica de crescimento desde 1994.

Entre os mercados chineses, o índice Xangai Composto encerrou os negócios desta sexta com queda de 1,89%, a 2.813,77 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto se desvalorizou 2,02%, a, 1.752,42 pontos.

Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei caiu 0,80% em Tóquio, a 20.388,16 pontos, o sul-coreano Kospi recuou 1,41% em Seul, a 1.970,13 pontos, interrompendo uma sequência de cinco pregões de ganhos, e o Taiex registrou baixa de 1,79% em Taiwan, a 10.811,15 pontos.

continua após publicidade

O mau humor prevaleceu apesar de novas medidas de estímulos na região. No Japão, o banco central local (BoJ) anunciou um novo programa de financiamento para bancos, estimado 30 trilhões de ienes (US$ 279 bilhões), para incentivá-los a ampliar empréstimos a companhias afetadas pelo coronavírus. Já o BC da Índia (RBI) cortou juros, também em reação à covid-19.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom negativo da Ásia, e o S&P/ASX 200 caiu 0,96% em Sydney, a 5.497,00 pontos.

* Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Ásia caem após ameaça a Hong Kong agravar tensões entre EUA e China"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!