MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BoJ espera sistema financeiro robusto mesmo com eventual piora da pandemia

O sistema financeiro do Japão deve permanecer "altamente robusto" mesmo com um eventual recrudescimento da pandemia de covid-19 no país ou um ajuste nos mercados financeiros globais e economias emergentes devido a um aumento nas taxas de juros de longo pr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2021, 11:52:00 Editado em 21.10.2021, 12:01:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O sistema financeiro do Japão deve permanecer "altamente robusto" mesmo com um eventual recrudescimento da pandemia de covid-19 no país ou um ajuste nos mercados financeiros globais e economias emergentes devido a um aumento nas taxas de juros de longo prazo nos EUA, segundo avalia o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), com base em testes de estresse realizados pela entidade em outubro.

continua após publicidade

Em caso de ajuste brusco nos mercados internacionais, três riscos são apontadas como mais preocupantes pelo BoJ.

Primeiro, o BC japonês lista um possível aumento nos custos de crédito devido a um atraso na recuperação econômica doméstica e global. A entidade destaca, porém, que os riscos de crédito de empréstimos no exterior estão "contidos em geral", já que as economias como um todo se recuperam.

continua após publicidade

O segundo risco destacado pelo BoJ vem da deterioração da relação entre ganhos e perdas de investimentos em títulos, em especial das instituições financeiras com "maior grau de sobreposição com fundos de investimento". Por fim, o BC do Japão cita a "desestabilização do financiamento em moeda estrangeira devido ao estreitamento dos mercados de financiamento em moeda estrangeira".

O BoJ ainda avalia que os lucros de instituições financeiras continuarão sob pressão por conta do ambiente de juro baixo, mesmo após o fim da pandemia de covid-19.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BoJ espera sistema financeiro robusto mesmo com eventual piora da pandemia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!