MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BoE continuará cortando juros, mas não está claro até que ponto e com que rapidez, diz Bailey

O Banco da Inglaterra (BoE, em inglês) continuará cortando as taxas de juros, mas a incerteza econômica global torna difícil dizer até que ponto e com que rapidez, disse o presidente do banco central, Andrew Bailey, em uma audiência com parlamentares no P

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2025, 08:48:00 Editado em 03.06.2025, 08:54:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco da Inglaterra (BoE, em inglês) continuará cortando as taxas de juros, mas a incerteza econômica global torna difícil dizer até que ponto e com que rapidez, disse o presidente do banco central, Andrew Bailey, em uma audiência com parlamentares no Parlamento do Reino Unido nesta terça-feira (3). O banco central britânico cortou sua taxa básica de juros para 4,25% no mês passado, mas agiu em um ritmo mais cauteloso do que seus pares europeus, diante da inflação mais alta.

continua após publicidade

A turbulência na economia mundial após a política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, é a principal fonte dessa incerteza que obscurece o caminho a seguir para a política do banco, na visão de Bailey. "Isso tende a aumentar os atrasos nas decisões de investimento. Investir é uma decisão irreversível, então o apelo da espera aumenta", pontuou.

Já o impacto das tarifas sobre os preços é mais ambíguo, observou Bailey. Há divergência entre os dirigentes que ponderam se as novas políticas levarão a preços mais baixos ou se uma restrição nas cadeias de suprimentos poderá elevar os preços.

continua após publicidade

Na mesma audiência, a dirigente Swati Dhingra argumentou que o contexto de consumo fraco e mercado de trabalho mais flexível apoiam a meta do BoE de retornar a inflação para 2% de forma sustentável. Dhingra votou por uma redução maior nas taxas no mês passado, argumentando que o banco deveria agir rapidamente para apoiar a economia. "Acho que não precisamos pesar tanto nos padrões de vida", disse ela.

Por outro lado, uma terceira integrante do comitê de políticas, Catherine Mann, alertou que o BoE precisa permanecer vigilante em relação à inflação. Mann, que votou pela manutenção das taxas em maio, disse que a incerteza exige uma abordagem "ousada, ativista e agressiva" para garantir que a inflação não se desvie de sua meta. Fonte: Dow Jones Newswires*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BoE continuará cortando juros, mas não está claro até que ponto e com que rapidez, diz Bailey"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!