MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BNDES está aumentando em 50% dividendos pagos ao Tesouro, diz Mercadante

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira, 12, que a instituição está aumentando em 50% os dividendos pagos ao Tesouro, num momento em que o País vive um desafio fiscal. "Temos o desafio fiscal, temos de estabilizar a relação dív

Daniela Amorim, Denise Luna, Juliana Garçon e Rayanderson Guerra (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim, Denise Luna, Juliana Garçon e Rayanderson Guerra (via Agência Estado)
Publicado em 12.06.2024, 13:35:00 Editado em 12.06.2024, 13:38:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira, 12, que a instituição está aumentando em 50% os dividendos pagos ao Tesouro, num momento em que o País vive um desafio fiscal. "Temos o desafio fiscal, temos de estabilizar a relação dívida/PIB", comentou. "O BNDES está aumentando em 50% os dividendos pagos ao Tesouro."

continua após publicidade

Mercadante destacou o papel do Brasil como produtor de energia fóssil e, também, no processo de transição energética. "Temos a matriz energética mais limpa do mundo", frisou. "Somos um país grande produtor de energia fóssil, mas que fez transição energética muito antes."

O executivo sublinhou que o perfil da matriz energética do Brasil - "a mais limpa do G20" - é uma vantagem competitiva definitiva para a descarbonização da economia. "Queremos liderar a transição energética", disse a uma plateia formada por líderes globais, para então conclamar os presentes para que façam logo investimentos no Brasil. "Quem chega cedo, bebe água limpa."

continua após publicidade

Mercadante disse ainda que o BNDES é o banco de desenvolvimento que mais investe no segmento no mundo e que a instituição tem aliança com 20 bancos de desenvolvimento para preservar e restaurar a Amazônia. "O Brasil já reduziu em 50% o índice de desmatamento."

O presidente do BNDES comentou que o Brasil vive um momento positivo, com indicadores mostrando que a massa de trabalhadores ocupados e a massa salarial são recordes, com a renda média crescendo 6,1% ao ano. "Temos desafios imensos, mas temos o compromisso profundo de combater a pobreza."

Em relação ao panorama internacional, Mercadante apontou ainda que os países do Sul vêm enfrentando crescente protecionismo de mercados desenvolvidos, como EUA e Europa. "Estamos enfrentando protecionismo comercial mais acentuado dos países industrializados", disse, sublinhando que as economias desenvolvidas estão liberando subsídios não reembolsáveis como nunca antes visto e enfatizando a necessidade de diálogo. "Precisamos de mais discussões Norte-Sul", disse, para então defender o adensamento das cadeias produtivas no Sul global.

O presidente do BNDES participa do evento Invest in Dignity, do Future Investment Initiative (FII) Institute, organização sem fins lucrativos apoiada pelo FIP (fundo soberano da Arábia Saudita) e 30 empresas globais. O evento, que abrange lideranças e investidores globais, é realizado no hotel Copacabana Palace, na zona sul do Rio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "BNDES está aumentando em 50% dividendos pagos ao Tesouro, diz Mercadante"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!