MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BNDES diz querer, ainda este ano, começar a atuar como fiador, como garantidor

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, afirmou nesta segunda-feira, 15, que a instituição de fomento pretende, ainda este ano, começar a atuar como fiador de empréstimos ou emissões de títulos no m

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.06.2020, 16:51:00 Editado em 15.06.2020, 16:55:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, afirmou nesta segunda-feira, 15, que a instituição de fomento pretende, ainda este ano, começar a atuar como fiador de empréstimos ou emissões de títulos no mercado de capitais, em vez de, como faz tradicionalmente, prover diretamente os financiamentos.

continua após publicidade

O executivo fez o comentário no seminário online "Retomada do crescimento por meio de investimentos em Infraestrutura", promovido pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e pelo BNDES, mas não deu detalhes sobre como se daria essa nova função - nem se seria exclusiva para o financiamento de investimentos em infraestrutura.

Montezano citou a recente medida de capitalização, pelo Tesouro Nacional, do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), fundo de aval administrado pelo banco de fomento voltado para pequenas e médias empresas. Segundo o executivo, é uma primeira iniciativa para o BNDES atuar "em escala" como garantidor de empréstimos.

continua após publicidade

"Queremos, ainda este ano, já começar a atuar em operações como fiador, como garantidor. É o inverso do que o BNDES fazia tradicionalmente, como funding provider", afirmou Montezano, citando que a ideia é ser fiador também no mercado de capitais.

Segundo o presidente do BNDES, atuando na concessão de fianças e avais, o banco de fomento teria mais uma ferramenta para operar em sindicatos de instituições de financeiras. Nas linhas de apoio às grandes companhias dos setores mais afetados pela pandemia, como o setor aéreo, o BNDES tem coordenado um sindicato de bancos privados.

Mês passado, em entrevista coletiva online ao lado do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, Montezano já havia sinalizado que o banco de fomento queria atuar mais em garantias, também sem dar detalhes.

continua após publicidade

Estruturação de projetos

O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, frisou o fato de que, mesmo durante a crise, o BNDES continuou o trabalho de estruturação de projetos de concessão. Citou também o programa Pró-Brasil, lançado pela Casa Civil para organizar projetos de investimento em infraestrutura como "ferramenta importante" na retomada da economia. Ao comentar o programa, Guaranys frisou que a ideia surgiu na Casa Civil - o projeto não teve participação do Ministério da Economia, o que gerou mal-estar entre os ministros.

Assim como Guaranys, o presidente do BNDES ressaltou a importância do trabalho de estruturação de projetos de concessão.

continua após publicidade

Segundo o executivo, a elaboração de projetos pelo banco de fomento "está indo bem", por causa da demanda por parte de governos, e já há mais projetos de concessão em âmbito estadual do que na esfera federal. Para Montezano, diante da crise econômica, não é hora de mudar a estratégia, mas sim de intensificar a estratégia de atrair investimentos privados por meio de concessões.

"Se já tínhamos a política de alavancar recursos privados por conta da situação fiscal, tanto federa quanto estadual, com volume de gastos para combater para a crise e o que está por vir, é mais importante ainda alavancar recursos alternativos (ao gasto público)", afirmou Montezano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BNDES diz querer, ainda este ano, começar a atuar como fiador, como garantidor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!