MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BNDES deve vender participações para capitalizar 'Fundo Brasil', diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira que o governo vai pedir que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social venda mais participações acionárias mantidas pelo seu braço de investimentos, o BNDESPar, para capitalizar o

Gabriel Vasconcelos e Juliana Garçon (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Vasconcelos e Juliana Garçon (via Agência Estado)
Publicado em 14.09.2022, 15:47:00 Editado em 14.09.2022, 15:50:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira que o governo vai pedir que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social venda mais participações acionárias mantidas pelo seu braço de investimentos, o BNDESPar, para capitalizar o "Fundo Brasil" e viabilizar mais políticas de distribuição direta de renda, como o Auxílio Brasil.

continua após publicidade

"Vamos reforçar objetivo (de distribuir renda direta) com o Fundo Brasil. Vamos transferir propriedades. O presidente deu mais de 350 mil títulos de propriedade", disse Guedes.

As afirmações foram feitas durante premiação da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), nesta quarta-feira, 14, em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro. Guedes recebeu o prêmio de Personalidade do Ano do Comércio Exterior.

continua após publicidade

O ministro sugeriu, em discurso, que metade dos recursos levantados serão utilizados para abatimento de dívida pública, enquanto 25% será usado para resgatar investimentos públicos e os 25% restantes devem ser usados para o combate à pobreza.

Para pagar a conta dos programas de assistência e do Fundo Brasil, Paulo Guedes disse que o governo planeja acelerar privatizações, a fim de "devolver recursos à população". "Governos passados dizem que estatais são patrimônio do povo. Não vamos desviar recursos da estatais, vamos devolver recursos que são do povo ao povo com a venda das estatais", afirmou.

Guedes também reiterou que o governo tenta "despedalar" o BNDES, com a devolução de cerca de R$ 90 bilhões restantes referentes a empréstimos do Tesouro ao Banco entre 2009 e 2014. Ele já havia feito afirmações nesse sentido durante almoço com empresários pela manhã na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BNDES deve vender participações para capitalizar 'Fundo Brasil', diz Guedes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!