MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BIS: em muitos países, classes baixa e média podem não conseguir pagar dívidas

O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) destaca em relatório que, em muitos países, as classes baixa e média têm colchões insuficientes de liquidez para enfrentar um período prolongado de desemprego sem não conseguir pagar suas dí

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.06.2020, 12:42:00 Editado em 15.06.2020, 12:47:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) destaca em relatório que, em muitos países, as classes baixa e média têm colchões insuficientes de liquidez para enfrentar um período prolongado de desemprego sem não conseguir pagar suas dívidas. O lembrete consta de boletim elaborado por Anna Zabai, do Departamento Monetário e Econômico do BIS, que ressalta a importância da resiliência da classe média: "eles detêm relativamente mais dívida (hipotecas) e são mais vulneráveis nos países que são mais duramente expostos ao choque econômico".

continua após publicidade

Zabai lembra que a pandemia da covid-19 provoca restrições à circulação pelo mundo, com impacto sobre as pessoas, como menos horas trabalhadas, licenças não remuneradas ou mesmo o desemprego.

A economista diz que o desemprego extra, na pandemia, recairá sobre pessoas na metade mais baixa da distribuição de renda. Ela recorda que o desemprego recai desproporcionalmente sobre grupos de baixa renda. Os setores mais afetados, como hospitalidade, varejo, turismo e manufatura, também apoiam a visão de que as classes baixa e média sofrem mais risco de desemprego, afirma.

continua após publicidade

No contexto atual, Zabai destaca que a resiliência das famílias é uma questão para a estabilidade macroeconômica e financeira. Ela lembra que formuladores de política adotaram várias medidas para dar às famílias mais capacidade de aliviar o quadro, com o choque atual, e diz que a extensão dessas intervenções irá refletir considerações de política econômica e também o quão expostas estarão as famílias ao impacto da pandemia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BIS: em muitos países, classes baixa e média podem não conseguir pagar dívidas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!