MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bessent afirma que tarifas dos EUA sobre China 'não são sustentáveis' a longo prazo

As medidas adotadas pelos Estados Unidos contra a China estão "longe de ser brincadeira", afirmou o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent. Segundo ele, a China representa o "maior concorrente econômico" e o "maior rival militar" dos EUA, e as tar

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 14.04.2025, 18:12:00 Editado em 14.04.2025, 18:20:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As medidas adotadas pelos Estados Unidos contra a China estão "longe de ser brincadeira", afirmou o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent. Segundo ele, a China representa o "maior concorrente econômico" e o "maior rival militar" dos EUA, e as tarifas "elevadas" são um reflexo da intensidade dessa competição. No entanto, Bessent também destacou que "ninguém quer que essas tarifas permaneçam" por muito tempo, já que não são consideradas "sustentáveis" a longo prazo.

continua após publicidade

"Não é necessário haver descolamento em relação à China, mas isso pode acontecer", reforçou. O secretário também esclareceu que as conversas agendadas com a Espanha para esta semana não terão como foco as tarifas, ao contrário das discussões com o Japão, que se concentram em ajustes comerciais.

Em relação ao mercado global, o dólar segue como o principal ativo de segurança, diz ele. Em entrevista à Bloomberg, Bessent demonstrou confiança na moeda americana, afirmando que "não tem preocupações quanto ao dólar". Ele ainda mencionou que o Tesouro possui "uma grande caixa de ferramentas" para lidar com flutuações nos mercados, mas ressaltou que ainda está "muito longe" de precisar acionar planos de contingência para a economia.

continua após publicidade

Bessent também abordou questões relativas ao Federal Reserve (Fed), especialmente o processo de sucessão do atual presidente da instituição, Jerome Powell. Ele revelou que, dentro de seis meses, o Tesouro começará a "entrevistar substitutos" para Powell, destacando que "Trump e eu conversamos sobre o futuro presidente do Fed a todo momento".

Além disso, Bessent elogiou o presidente argentino, Javier Milei, ressaltando que ele está "trazendo a Argentina de volta do 'precipício' em que estava". Segundo o secretário americano, a economia argentina tem potencial para melhorar substancialmente, permitindo que o país "quite o swap com a China, se conseguir reconstruir suas reservas".

As declarações ocorreram após uma reunião entre Bessent e Milei, em Buenos Aires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Bessent afirma que tarifas dos EUA sobre China 'não são sustentáveis' a longo prazo"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!