MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BEE4 recebe licença da Comissão de Valores Mobiliários para atuar como central depositária

A BEE4, primeiro mercado regulado de negociação de ações tokenizadas do Brasil, recebeu licença da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como central depositária. Com isso, pode ser considerada como a primeira "depositária digital", devido ao u

Crisley Santana (via Agência Estado)

·
Escrito por Crisley Santana (via Agência Estado)
Publicado em 29.01.2025, 15:19:00 Editado em 29.01.2025, 15:26:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A BEE4, primeiro mercado regulado de negociação de ações tokenizadas do Brasil, recebeu licença da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como central depositária. Com isso, pode ser considerada como a primeira "depositária digital", devido ao uso da tecnologia blockchain em sua infraestrutura.

continua após publicidade

O foco inicial da plataforma será atuar no segmento de notas comerciais, debêntures e ações de companhias listadas em seu mercado de pequenas e médias empresas (PMEs), que atualmente são quatro: Eletron Energia, Plamev Pet, Mais Mu e Clínica Engravida.

A licença também permitirá que a instituição ofereça serviços de depósito de valores mobiliários, que abrangem guarda, registro e liquidação de operações para clientes. O processo será feito por meio da câmara de pagamento da Núclea, investidora da BEE4 e player do sistema financeiro nacional detido por 48 bancos, como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica, Safra e BTG.

continua após publicidade

A plataforma tem até seis meses para finalizar a implantação dos sistemas da depositária para se fixar no segmento de renda fixa.

A expectativa é de que, a partir da licença, a plataforma consiga autorizações definitivas para desenvolver ainda mais o segmento de PMEs, conforme afirma a cofundadora e CEO, Patrícia Stille, argumentando que "o Brasil precisa de um mercado de acesso".

Em operação desde o final de 2022, além da B3, a BEE4 é o único mercado regulado autorizado pela CVM a negociar ações no Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "BEE4 recebe licença da Comissão de Valores Mobiliários para atuar como central depositária"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!