MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BDO se abstém de opinar sobre balanço da Americanas ante investigação e recuperação judicial

A BDO, empresa que fez a auditoria dos balanços da Americanas referentes aos nove primeiros meses do ano passado, se absteve de emitir opinião sobre a fidedignidade das informações. Segundo a empresa, a recuperação judicial da rede e as várias incertezas

Matheus Piovesana (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Piovesana (via Agência Estado)
Publicado em 26.02.2024, 09:09:00 Editado em 26.02.2024, 09:14:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A BDO, empresa que fez a auditoria dos balanços da Americanas referentes aos nove primeiros meses do ano passado, se absteve de emitir opinião sobre a fidedignidade das informações. Segundo a empresa, a recuperação judicial da rede e as várias incertezas relativas ao processo não permitiram que a auditoria reunisse os elementos necessários para emitir uma opinião.

continua após publicidade

"Não nos foi possível reunir evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir se a utilização do pressuposto de continuidade operacional é apropriada, nem tampouco quais seriam os efeitos sobre os saldos (individuais e consolidados) dos ativos, passivos e elementos componentes das informações contábeis intermediárias, individuais e consolidadas, do resultado, dos resultados abrangentes, das mutações do patrimônio líquido, dos fluxos de caixa e do valor adicionado (informação suplementar), caso as informações contábeis intermediárias, individuais e consolidadas, não fossem preparadas considerando esse pressuposto", diz o relatório da BDO, assinado por Robinson Meira.

De acordo com ele, o teste de valor recuperável de ativos preparado pela administração da Americanas não atendeu plenamente ao pronunciamento técnico do CPC relativo a essa regra, o que gera reflexos sobre o balanço, porque não é possível utilizar premissas que não considerem as inconsistências geradas pelo cenário de fraude que levou a rede à recuperação judicial.

continua após publicidade

Meira também ressalta que a investigação do comitê independente sobre a fraude ainda está em curso, e que a BDO não teve acesso a relatórios e conclusões da investigação. Ele afirma que também há procedimentos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), investigações do Ministério Público Federal e da B3 relativas à fraude, o que inclui acordos de colaboração de ex-executivos.

Como essas investigações são sigilosas, a BDO também não teve acesso às suas conclusões, o que contribuiu para que a auditoria pudesse emitir uma opinião a respeito do balanço.

Outro ponto destacado no relatório é a auditoria da fintech Ame Digital, controlada pela Americanas, que não havia sido concluída até a emissão do documento pela auditoria. Por isso, os eventuais impactos de mudanças nos saldos de investimento da Americanas na Ame não puderam ser auditados.

A BDO também voltou a afirmar que há uma "incerteza relevante" quanto à continuidade das operações da Americanas à frente, diante da recuperação judicial. Essa é uma praxe em empresas que passam pelo processo, de acordo com especialistas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BDO se abstém de opinar sobre balanço da Americanas ante investigação e recuperação judicial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!