MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCs da América Latina devem seguir vigilantes com inflação, diz diretor do FMI

Diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ilan Goldfajn disse hoje que a alta inflação pode se tornar mais abrangente na América Latina. O ex-presidente do Banco Central brasileiro afirmou que a instituição, a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2022, 17:13:00 Editado em 18.02.2022, 17:21:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ilan Goldfajn disse hoje que a alta inflação pode se tornar mais abrangente na América Latina. O ex-presidente do Banco Central brasileiro afirmou que a instituição, assim como o colombiano, tem obtido sucesso na resposta do avanço da inflação. No entanto, em transmissão organizada pelo FMI, Goldfajn alertou que os BCs latinos devem seguir vigilantes, dado que parte das pressões inflacionárias são internas na região.

continua após publicidade

Em relação aos riscos para América Latina, o diretor apontou a necessidade de melhorar o potencial de crescimento local, realizar reformas estruturais e lidar com questões sociais e as diversas desigualdades presentes. "Os países têm que lidar com questões fiscais no mesmo ano em que condições financeiras estão sendo apertadas. Esse também é um risco para a região", afirmou.

Um dos exemplos ligados a reformas estruturais seria o de integrar trabalhadores informais para meios formais. "A informalidade foi o fator número um para tornar a pandemia mais custosa na América Latina. Precisamos trazer essas pessoas para o sistema", disse Goldfajn.

continua após publicidade

O diretor destacou que há questões globais que pressionam a inflação, como preços de commodities e gargalos de oferta. Mas pontuou que, localmente, há fatores que também "não ajudaram a inflação", como "indexação, mais inércia e problemas internos de oferta".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCs da América Latina devem seguir vigilantes com inflação, diz diretor do FMI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!