MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC/Guardado: próximos trimestres devem ser de desaceleração global

A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Fernanda Guardado, destacou nesta terça-feira, 21, que é esperado desaceleração da atividade global e também no Brasil nos próximos trimestres, após um começo de an

Thaís Barcellos (via Agência Estado)

·
Escrito por Thaís Barcellos (via Agência Estado)
Publicado em 21.06.2022, 17:43:00 Editado em 21.06.2022, 17:46:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Fernanda Guardado, destacou nesta terça-feira, 21, que é esperado desaceleração da atividade global e também no Brasil nos próximos trimestres, após um começo de ano melhor que o previsto no País.

continua após publicidade

A avaliação repete comentário do BC na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de junho nesta manhã, de que o colegiado já "antecipa" desaceleração global devido às tensões geopolíticas e o aperto monetário no mundo. Da mesma forma, o Copom destacou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve arrefecer nos próximos trimestres, com efeitos defasados da alta de juros.

"A preocupação com maior inflação em décadas no mundo tem afetado a formação de expectativa de famílias. O estágio atual de inflação requer política monetária mais apertada também em países desenvolvidos", disse, em participação em painel do evento Semana Brasil - OCDE, organizado pelo governo federal e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

continua após publicidade

Segundo Guardado, a característica mais importante do ambiente global nos últimos anos é a razoável sincronia nas políticas contracíclicas pelos BCs e governos, que tem acentuado reações de mercados e economias. "A terceira fase da pandemia, que estamos passando agora, é de reversão das políticas monetária, em maior medida, e fiscal."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC/Guardado: próximos trimestres devem ser de desaceleração global"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!