MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE/Panetta: 2021 deve ser 'ano pandêmico', com alta incerteza e vulnerabilidade

Integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta afirmou nesta segunda-feira (14) que 2021 deve ser um "ano pandêmico", com "alta incerteza e vulnerabilidade disseminada" para empresas e famílias. As autoridades ainda não conseguem est

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2020, 07:54:00 Editado em 14.12.2020, 08:00:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta afirmou nesta segunda-feira (14) que 2021 deve ser um "ano pandêmico", com "alta incerteza e vulnerabilidade disseminada" para empresas e famílias. As autoridades ainda não conseguem estabelecer um cronograma claro para a vacinação contra a covid-19 e, na zona do euro, a retomada foi "suspendida temporariamente", diante da nova onda da doença, lembrou ele durante discurso no Fórum Investimentos Roma 2020.

continua após publicidade

Panetta disse que a zona do euro deve sofrer contração de "mais de 2%" no quarto trimestre, por causa de medidas para mitigar a disseminação do novo coronavírus, com contração de 7,3% em todo o ano atual. Nesse quadro, ele ressaltou o compromisso do BCE em apoiar o quadro, ao reafirmar a meta de inflação em quase 2%. "Não aceitaremos que a inflação se estabilize em níveis inconsistentes com a meta", afirmou.

O dirigente também enfatizou a importância da política fiscal atuar em conjunto com a monetária, neste momento. Segundo ele, as medidas de apoio fiscal nos próximos meses devem seguir como "ator de destaque" no cenário econômico, em um quadro de grandes incertezas, que leva empresas a adiar decisões importantes.

continua após publicidade

Panetta recomendou que as políticas de estímulo "não devem ser desperdiçadas", mas vistas como uma oportunidade para investir, a fim de que a zona do euro supere o quadro atual e garanta uma economia "mais dinâmica", com trajetória da dívida mais sustentável.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE/Panetta: 2021 deve ser 'ano pandêmico', com alta incerteza e vulnerabilidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!