MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE/Ata: resiliência da economia sugere que núcleo da inflação não deve desacelerar tão cedo

Os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) consideram que a última decisão de alta de 25 pontos-base (pb) nos juros permitiria ao Conselho seguir elevando as taxas por mais tempo, apesar de vários membros inicialmente expressarem preferência por uma ele

Natália Coelho (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho (via Agência Estado)
Publicado em 01.06.2023, 09:06:00 Editado em 01.06.2023, 09:10:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) consideram que a última decisão de alta de 25 pontos-base (pb) nos juros permitiria ao Conselho seguir elevando as taxas por mais tempo, apesar de vários membros inicialmente expressarem preferência por uma elevação de 50 pb, por verem o risco de apertar demais como menor que o risco de aperto pouco. A avaliação consta na ata da última decisão de política monetária do BCE, publicada nesta quinta-feira, dia 1º.

continua após publicidade

Segundo o documento, a ação de alta nos juros foi "necessária" para levar as taxas para um território "suficientemente restritivo" e garantir o retorno da inflação à meta de 2%.

Já a diminuição do ritmo de elevação refletiu incertezas sobre o impacto das decisões passadas, apesar da resiliência da economia da zona do euro. Assim, a alta menor foi considerada como "prudente", com os riscos de um aperto maior superando os benefícios, diz a ata.

continua após publicidade

No entanto, dirigentes também avaliaram a força do núcleo da inflação, que não deve desacelerar "suficientemente cedo", de forma que mais aumentos seriam justificados. Sobre a recente turbulência nos mercados financeiros, a ata indica que dirigentes a consideraram curta, sem exercer muito impacto nem necessidade de aperto adicional significativo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE/Ata: resiliência da economia sugere que núcleo da inflação não deve desacelerar tão cedo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!