MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE/ata: aumento de juros mais forte pode causar reação excessiva dos mercados

Dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) avaliam que um aumento inicial mais agressivo de seus juros básicos poderá desencadear uma reação excessiva nos mercados de juros, diante das atuais projeções macroeconômicas e elevado grau de incertezas, segundo

Sergio Caldas (via Agência Estado)

·
Escrito por Sergio Caldas (via Agência Estado)
Publicado em 07.07.2022, 10:00:00 Editado em 07.07.2022, 10:08:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) avaliam que um aumento inicial mais agressivo de seus juros básicos poderá desencadear uma reação excessiva nos mercados de juros, diante das atuais projeções macroeconômicas e elevado grau de incertezas, segundo ata da reunião de política monetária do BCE realizada no dia 9 de junho.

continua após publicidade

No encontro do mês passado, o BCE revelou planos de elevar seus juros em 25 pontos-base na reunião do próximo dia 21, mas há especulação sobre um aumento maior, possivelmente de 50 pontos-base, à medida que a inflação na zona do euro renova sucessivos recordes em meio aos efeitos da guerra na Ucrânia.

Na ata, publicada nesta quinta-feira, 7, dirigentes apontam que o crescimento e o mercado de trabalho da zona do euro seguem "surpreendentemente" robustos, apesar da dimensão dos choques de oferta.

continua após publicidade

Os dirigentes ponderaram a necessidade de "manter em mente" a possibilidade de uma recessão técnica no bloco, mas consideraram que, de modo geral, a hipótese de estagflação é um "resultado improvável"

Ainda de acordo com o documento, dirigentes do BCE concluíram que a revisão da perspectiva da inflação no médio prazo justifica que mais passos sejam tomados para normalizar a política monetária. Também foi argumentado que uma normalização muito lenta poderia ampliar as pressões de demanda.

Avaliou-se ainda que é fundamental que o BCE mantenha sua credibilidade, mostrando sua determinação de trazer a inflação de volta à meta oficial de 2% no médio prazo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE/ata: aumento de juros mais forte pode causar reação excessiva dos mercados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!