BCE reforça compromisso de recalibrar instrumentos de relaxamento quantitativo - TNOnline
Mais lidas

    Economia

    Economia

    BCE reforça compromisso de recalibrar instrumentos de relaxamento quantitativo

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 01.12.2020, 15:18:00 Editado em 01.12.2020, 15:23:10
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reforçou nesta terça-feira, 1º de dezembro, o compromisso da instituição em "recalibrar" os instrumentos de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) na reunião de política monetária de dezembro. "Mas estamos em uma situação em que a política fiscal pode ser mais potente", defendeu, em evento virtual organizado pelo Conselho Atlântico.

    A dirigente explicou que a segunda onda de casos de coronavírus na Europa está desacelerando a recuperação da economia. Segundo ela, o ritmo de transmissão começou a reduzir, mas ainda impõe efeitos negativos à atividade econômica. "O BCE estava aqui durante a primeira onda e também estará na segunda", assegurou, acrescentando que está satisfeita com as ferramentas utilizadas até agora pelo Banco.

    Lagarde também comentou sobre o desenvolvimento de uma moeda digital emitida por BC. Ela disse que o BCE está estudando "oportunidades e plausibilidades" desse recurso, mas ponderou que o trabalho deve ser feito de forma "rápida e cautelosa". "Não podemos ser o primeiro somente pelo gosto de ser o primeiro", argumentou.

    Sobre mudanças climáticas, a banqueira central pontuou que está claro que essa questão deve ser abordada por autoridades monetárias, sobretudo por conta dos potenciais efeitos na inflação.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE reforça compromisso de recalibrar instrumentos de relaxamento quantitativo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.