MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE precisa calibrar política monetária voltada para o futuro, diz Panetta

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta disse nesta quinta-feira (16) que a instituição não deve se comprometer de maneira incondicional com futuras mudanças na política monetária. "Em vez disso, precisamos calibrar nossa política monetári

Sergio Caldas (via Agência Estado)

·
Escrito por Sergio Caldas (via Agência Estado)
Publicado em 16.02.2023, 08:26:00 Editado em 16.02.2023, 08:32:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta disse nesta quinta-feira (16) que a instituição não deve se comprometer de maneira incondicional com futuras mudanças na política monetária.

continua após publicidade

"Em vez disso, precisamos calibrar nossa política monetária de uma forma que seja dependente de dados, voltada para o futuro e adaptável a novos desdobramentos", afirmou Panetta, em discurso feito durante evento em Londres.

Panetta disse também que a extensão e duração do aperto monetário é mais importante agora que os juros do BCE estão entrando em território restritivo. Desde julho do ano passado, o BCE elevou seus juros básico em 3 pontos porcentuais.

continua após publicidade

Segundo Panetta, altas de juros menores podem garantir melhor calibragem da política monetária. No último dia 2, o BCE aumentou seus juros em 50 pontos-base e previu um ajuste da mesma magnitude para sua próxima reunião, em março.

"Precisamos cada vez mais considerar o risco de apertar (a política monetária) demais", alertou Panetta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE precisa calibrar política monetária voltada para o futuro, diz Panetta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!