Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BCE: podemos continuar com redução gradual de juros, sem comprometer a inflação, diz Panetta

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC italiano, Fabio Panetta, disse nesta terça-feira (9) que o BCE pode continuar reduzindo juros gradualmente sem comprometer a atual tendência de queda da inflação.

No começo de junho, o BCE cortou juros pela primeira vez desde 2019, mas vem sinalizando que não planeja nova redução já no próximo dia 18, quando voltará a se reunir, diante do comportamento incerto da inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"A redução das taxas oficiais pode prosseguir gradualmente, acompanhando o regresso da inflação para a meta, se as tendências macroeconômicas continuarem em linha com as expectativas do BCE", afirmou Panetta, em discurso a banqueiros em Roma.

Panetta, que é considerado favorável ao relaxamento monetário, também minimizou preocupações sobre a persistência dos custos elevados de serviços, argumentando que é natural que caiam em ritmo mais lento do que os preços de bens. Ele previu também que o avanço dos salários irá desacelerar.

Levantamento preliminar mostrou que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou para 2,5% em junho, ficando mais próxima da meta oficial de 2% do BCE, mas apenas a taxa de serviços permaneceu em 4,1% no mês passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline