MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE: inflação arrefecerá sem necessidade de ajuste forte na política monetária

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, projetou nesta quinta-feira, 10, que as pressões inflacionárias na zona do euro devem arrefecer sem a necessidade de ajustes significativos na política monetária. A avaliação consta em artigo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2022, 11:50:00 Editado em 10.02.2022, 11:57:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, projetou nesta quinta-feira, 10, que as pressões inflacionárias na zona do euro devem arrefecer sem a necessidade de ajustes significativos na política monetária. A avaliação consta em artigo publicado no site do BCE, que ele repercutiu durante evento virtual nesta quinta-feira.

continua após publicidade

O dirigente justificou a análise com o fato de que a recente escalada da inflação é resultado de gargalos na cadeia produtiva, que eventualmente serão solucionados. "Como a política monetária orienta a demanda doméstica, um aperto da política monetária em reação a um choque de oferta externa significaria que a economia seria confrontada simultaneamente com dois choques adversos", destacou.

Lane pontuou que os desvios de preços associados aos desequilíbrios na oferta são intrinsecamente de curto prazo. De acordo com ele, a alta dos preços de um produto escasso induzirá a criação de nova oferta, o que eventualmente colocará pressão sobre os preços. "Por essas razões, os aumentos iniciais nos preços relativos das categorias que tiveram alta demanda e/ou baixa oferta podem se estabilizar ou até reverter", acrescentou.

continua após publicidade

O economista disse ainda que, embora haja sinais de gargalos em algumas áreas do mercado de trabalho europeu, o perfil geral aponta para recuperação da oferta de trabalhadores. "Esse aperto gradual do mercado de trabalho constitui um mecanismo fundamental para que a inflação se estabilize em nossa meta de 2% no médio prazo, enquanto não há indícios de superaquecimento agregado no mercado de trabalho da zona do euro", ressaltou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE: inflação arrefecerá sem necessidade de ajuste forte na política monetária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!