MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE exorta países da zona do euro a deixarem inalteradas exigências de capital para bancos

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) exortou os países da zona do euro a manterem os níveis atuais de exigências de colchões de capital para os bancos. A recomendação reflete os riscos crescentes à lucratividade do sistema bancário na região, de acor

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 28.06.2024, 20:42:00 Editado em 28.06.2024, 20:47:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) exortou os países da zona do euro a manterem os níveis atuais de exigências de colchões de capital para os bancos. A recomendação reflete os riscos crescentes à lucratividade do sistema bancário na região, de acordo com relatório divulgado nesta sexta-feira.

continua após publicidade

O BCE lembra que, desde 2022, o crescimento do crédito e dos preços de propriedades desacelerou de maneira significativa, em meio ao aperto das condições financeiras e um ambiente macroeconômico desafiador. O movimento foi acompanhado pelo aumento da lucratividade aos níveis mais elevados desde a crise financeira de 2008, diante de receitas com juros, segundo o documento.

A instituição, no entanto, ressalta que o alto endividamento e a escalada excessiva dos preços no mercado imobiliário comercial tendem a ampliar os ventos contrários aos lucros. Por isso, é importante que as autoridades mantenham seus capitais inalterados, diz o BCE.

continua após publicidade

"Isto deverá ajudar a preservar a resiliência do setor bancário e garantir a disponibilidade de reservas caso o setor bancário ou as condições macrofinanceiras se deteriorem", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE exorta países da zona do euro a deixarem inalteradas exigências de capital para bancos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!