MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE diz que impacto de choques na produtividade é incerto no médio prazo

O Banco Central Europeu (BCE) discute em texto publicado nesta terça-feira, 19, choques recentes e mudanças estruturais em andamento na zona do euro e seus efeitos na produtividade. Na avaliação do BC, ainda é incerto como esse quadro afetará as perspecti

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 19.03.2024, 13:39:00 Editado em 19.03.2024, 13:44:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central Europeu (BCE) discute em texto publicado nesta terça-feira, 19, choques recentes e mudanças estruturais em andamento na zona do euro e seus efeitos na produtividade. Na avaliação do BC, ainda é incerto como esse quadro afetará as perspectivas de produtividade no médio prazo. A análise está em um artigo no Boletim Econômico do BCE, assinado por Paloma Lopez-Garcia, Brindusa Anghel, Gert Bijnens, Simon Bunel, Tibor Lalinsky, Wolfgang Modery e Maria T. Valderrama, do quadro da instituição.

continua após publicidade

Os autores lembram que, nos últimos anos, houve uma série de choques na economia da zona do euro, como a pandemia da covid-19, e as mudanças no setor de energia após a Rússia invadir a Ucrânia, com sanções subsequentes.

Esses fatores interagem com transições em andamento, como a busca por uma economia mais verde e a digitalização. O resultado geral desses choques nas perspectivas de produtividade no médio prazo na zona do euro é algo incerto e isso varia a depender do horizonte temporal, argumentam.

continua após publicidade

Segundo a análise, as respostas "generosas e rápidas" na política nacional e no nível europeu à pandemia e às medidas de lockdown relacionadas ajudaram a conter o tamanho e a duração dos efeitos do problema sobre as famílias e as empresas.

O artigo avalia que a realocação de recursos que permite maior produtividade não sofreu grande distorção em 2020, mas nota que a pandemia e o apoio da política reduziram o efeito de "limpeza" de uma crise, comparada com ocasiões anteriores similares.

O impacto no nível das empresas da digitalização "tem sido relativamente modesto até agora", segundo a análise. Uma das razões principais para isso é que poucas empresas têm se beneficiado mais da digitalização, enquanto outras precisam investir em habilidades digitais relevantes e em complementaridades intangíveis para aproveitar todo o ganho potencial na produtividade oriundo da digitalização. "Esse processo se refletirá nos ganhos de produtividade agregada ao longo do mais longo prazo", afirma.

O transição verde também pode impulsionar a produtividade, "mas isso levará tempo", avaliam. No curto a médio prazo, pode haver inclusive redução no crescimento da produtividade, com os ajustes necessários nesse processo, apontam.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE diz que impacto de choques na produtividade é incerto no médio prazo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!