MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE: decisão sobre juros na reunião de setembro está em aberto, diz Hernández de Cos

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco da Espanha, Pablo Hernández de Cos, disse nesta quinta-feira, 29, que a decisão sobre a taxa de juros na reunião de setembro está em aberto. Em relação às perspectivas para o segundo semestr

Bruna Camargo (via Agência Estado)

·
Escrito por Bruna Camargo (via Agência Estado)
Publicado em 29.06.2023, 07:25:00 Editado em 29.06.2023, 07:31:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco da Espanha, Pablo Hernández de Cos, disse nesta quinta-feira, 29, que a decisão sobre a taxa de juros na reunião de setembro está em aberto. Em relação às perspectivas para o segundo semestre, ele também avalia ser muito cedo para saber o que deve acontecer.

continua após publicidade

"Para mim, é muito claro que a reunião de setembro está absolutamente em aberto em termos de haver ou não necessidade de apertar mais a política monetária", afirmou Hernández de Cos, durante painel na IV Conferência sobre Estabilidade Financeira, em Madri (Espanha). "É muito cedo para dizer o que pode acontecer na segunda metade do ano", acrescentou.

Por outro lado, o presidente do BC espanhol diz que "a missão está funcionando", com alguns dados econômicos do bloco já mostrando enfraquecimento. "Agora temos de monitorar a inflação e reagir de acordo com o que a gente observar", afirmou.

continua após publicidade

Resiliência dos bancos

Pablo Hernández de Cos, afirmou, ainda, que os bancos europeus são resilientes. Ele disse que é importante colocar ênfase nas razões para essa resiliência, e citou a regulação e a supervisão do sistema financeiro.

Segundo o presidente do BC espanhol, em vista da falência de bancos americanos e do pedido de ajuda do Credit Suisse neste ano, há compreensão de que o risco para o setor "é muito significante" e que "a incerteza no horizonte é muito alta". No entanto, ele avalia que os bancos europeus têm que "aproveitar essa alta lucratividade que estamos observando no curto prazo para manter e até aumentar a resiliência".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE: decisão sobre juros na reunião de setembro está em aberto, diz Hernández de Cos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!