Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BCE confirma meta de inflação simétrica de 2% no médio prazo após revisão de estratégia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O conselho do Banco Central Europeu confirmou a meta de inflação simétrica de 2% a médio prazo em revisão periódica de estratégia de política monetária. "A simetria exige uma resposta política apropriadamente enérgica ou persistente a desvios grandes e sustentados da inflação em relação à meta, em qualquer direção", diz o documento com detalhes da revisão divulgado na segunda-feira, 30, pelo BCE.

Mudanças estruturais, como a fragmentação geopolítica e econômica e o uso crescente da inteligência artificial, tornam o ambiente inflacionário mais incerto, constatou o BCE, ressaltando que todas as ferramentas permanecem no kit de reação da autoridade monetária e a escolha, concepção e implementação desses mecanismos permitirão uma resposta ágil a novos choques. "Mudanças estruturais em curso podem tornar as perturbações induzidas pela oferta mais frequentes do que no passado e podem gerar maior incerteza e volatilidade inflacionária", observou o documento.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Outra constatação na revisão foi que o potencial para que grandes desvios da inflação em relação à meta se tornem arraigados e desestabilizem as expectativas de inflação de longo prazo é um fator-chave que limita a justificativa para choques temporários "de passagem".

O Conselho do BCE reiterou que, em suas decisões, levará em consideração não apenas o caminho mais provável para a inflação e a economia, mas também os riscos e incertezas circundantes, inclusive por meio do uso apropriado de cenários e análises de sensibilidade.

Na próxima decisão do BCE em 23 e 24 de julho, a estratégia atualizada já será aplicada.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline