MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE aceitará desvios da taxa de depósitos, desde que não mudem política monetária, diz Schnabel

O Banco Central Europeu (BCE) "tolerará desvios" da taxa de depósitos no fornecimento de liquidez pelo seu balanço patrimonial, desde que não afetem a política monetária, afirmou a dirigente Isabel Schnabel, em discurso preparado encontro do Money Market

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 14.03.2024, 08:46:00 Editado em 14.03.2024, 08:50:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central Europeu (BCE) "tolerará desvios" da taxa de depósitos no fornecimento de liquidez pelo seu balanço patrimonial, desde que não afetem a política monetária, afirmou a dirigente Isabel Schnabel, em discurso preparado encontro do Money Market Contact Group.

continua após publicidade

Este novo parâmetro - chamado pela dirigente de "piso suave" - faz parte da nova estrutura operacional lançada na quarta-feira, 13, pelo banco central, que inclui direcionamentos para incentivar empréstimos entre os bancos, reduzindo a dependência do balanço patrimonial do BCE para garantir a liquidez. "É um sistema de natureza por demanda", pontuou Schnabel.

"Entretanto, uma volatilidade excessiva que interfira na orientação da política monetária ou um desvio persistente das taxas do mercado monetário em relação à taxa de depósitos poderia exigir a revisão dos parâmetros da estrutura", alertou.

continua após publicidade

Ao mesmo tempo, o BCE manterá a redução do seu balanço patrimonial. Schnabel espera que o portfólio de títulos reduza para aproximadamente 2,1 trilhões de euros até o fim de 2025.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE aceitará desvios da taxa de depósitos, desde que não mudem política monetária, diz Schnabel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!