MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC vai criar incentivo de crédito para produtor se engajar na agenda sustentável

O diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, afirmou nesta terça-feira, 29, que a instituição vai criar "em breve" um incentivo no direcionamento de crédito, para que produtores rurais possam se engajar mais na agenda de sustentabilidade. "(Que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.09.2020, 12:45:00 Editado em 29.09.2020, 12:52:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, afirmou nesta terça-feira, 29, que a instituição vai criar "em breve" um incentivo no direcionamento de crédito, para que produtores rurais possam se engajar mais na agenda de sustentabilidade. "(Queremos) criar um incentivo para a migração do crédito para essas operações sustentáveis", afirmou.

continua após publicidade

Damaso disse ainda que, atualmente, o consumidor está exigindo cada vez mais a sustentabilidade nos produtos que ele compra. "A própria indústria, o próprio produtor, está se adaptando para atender esta demanda", afirmou, durante o evento "A estratégia do Banco Central: risco climático, crescimento sustentável e estabilidade financeira", promovido pelo Banco Safra.

Riscos

continua após publicidade

O diretor de Regulação do BC também afirmou que há três riscos principais para as instituições financeiras ligados à sustentabilidade ambiental. O primeiro deles é o risco de crédito. "O sistema financeiro precisa olhar para seu cliente e ver se ele vai ter capacidade de honrar o crédito, observando os fatores climáticos", afirmou.

O segundo risco, conforme Damaso, é o legal, que envolve conceder crédito a quem não cumpre as regras socioambientais. Já o terceiro risco está ligado à reputação das empresas. Damaso lembrou que clientes podem decidir trocar de instituição financeira, caso haja descumprimento de normas socioambientais.

Efeitos de eventos climáticos

continua após publicidade

A diretora de Assuntos Internacionais do Banco Central, Fernanda Nechio, afirmou que eventos climáticos extremos têm efeitos nos preços relativos da economia, o que acaba por afetar a política monetária. Segundo ela, o BC tem atuado para mitigar os riscos climáticos e socioambientais, que podem afetar a atuação da autarquia.

"Temos uma postura do BC, de muitos anos, que é de olhar e se preocupar com questões socioambientais. Agenda que lançamos em 8 de setembro é a continuidade disso", afirmou a diretora, em referência à agenda de ações lançada pela autarquia. "As questões climáticas têm tido visibilidade bastante grande. Preocupações do BC englobam questões climáticas e socioambientais."

Fernanda Nechio lembrou ainda que os principais objetivos do BC são manter a estabilidade da moeda e do sistema financeiro. "Nossa atuação socioambiental está sendo motivada por objetivos do BC", afirmou. "Nossa intenção é continuar na fronteira de atuação."

continua após publicidade

No evento promovido pelo Banco Safra, a diretora do Banco Central disse também que os riscos climáticos e socioambientais "podem acontecer ao longo do tempo, mas também englobam riscos que são presentes". Ela citou como exemplos enchentes e incêndios que têm ocorrido com maior regularidade, influenciando o trabalho de bancos centrais e governos em todo o mundo.

"Os incêndios na Califórnia são um exemplo. O sistema de crédito dos EUA depende bastante do mercado imobiliário", lembrou Fernanda Nechio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC vai criar incentivo de crédito para produtor se engajar na agenda sustentável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!