MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC turco sobe juros mais uma vez, a 42,5%, mas sinaliza intenção de encerrar ciclo de altas

O Banco Central da Turquia elevou nesta quinta-feira, 21, os juros básicos pela sétima reunião consecutiva, de 40% para 42,5%, mas sinalizou intenção de encerrar o ciclo de aumentos "o mais breve possível". Em comunicado, a instituição afirmou que a polít

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 21.12.2023, 10:00:00 Editado em 21.12.2023, 10:07:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central da Turquia elevou nesta quinta-feira, 21, os juros básicos pela sétima reunião consecutiva, de 40% para 42,5%, mas sinalizou intenção de encerrar o ciclo de aumentos "o mais breve possível". Em comunicado, a instituição afirmou que a política está "significativamente perto" do nível necessário para estabelecer a perspectiva desinflacionária. A decisão veio em linha com as expectativas do mercado.

continua após publicidade

Segundo a instituição, a inflação turca acelerou em novembro, embora siga em linha com as projeções, ao mesmo tempo em que o comportamento das expectativas inflacionárias exibem sinais de melhora.

O arrefecimento reflete o reequilíbrio da conta corrente externa e o avanço da demanda doméstica pela lira, de acordo com a nota.

continua após publicidade

O BC reforçou o compromisso em definir os próximos passos com base na evolução dos dados e de forma transparente, com objetivo de retornar a inflação à meta de 5% no médio prazo.

Também indicou que pretende continuar o processo de simplificação das políticas macroprudenciais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC turco sobe juros mais uma vez, a 42,5%, mas sinaliza intenção de encerrar ciclo de altas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!