MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC publicará ranking de reclamações contra bancos com 10 maiores instituições

O Banco Central anunciou nesta terça-feira, 19, alterações em seu Ranking de Reclamações contra bancos. A partir de agora, a instituição publicará uma lista com as dez maiores instituições em número de clientes e seus respectivos índices de reclamações. U

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2021, 13:18:00 Editado em 19.01.2021, 13:22:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central anunciou nesta terça-feira, 19, alterações em seu Ranking de Reclamações contra bancos. A partir de agora, a instituição publicará uma lista com as dez maiores instituições em número de clientes e seus respectivos índices de reclamações. Uma segunda lista vai reunir as demais instituições.

continua após publicidade

Até então, a primeira lista reunia todas as instituições com mais de 4 milhões de clientes, enquanto a segunda incorporava as instituições menores.

Em nota, o BC afirmou que "a nova sistemática traz maior estabilidade à metodologia de cálculo adotada na elaboração das listagens". "Não será mais preciso rever critérios de segmentação por conta da evolução do mercado e do processo de bancarização da população brasileira", acrescentou a autarquia.

continua após publicidade

Houve ainda um ajuste relacionado ao número mínimo necessário de reclamações procedentes para que uma instituição tenha seu índice calculado na listagem dos bancos e financeiras que estão fora do grupo das dez maiores.

"Para que o cálculo seja efetuado, será necessário que a instituição tenha pelo menos 30 reclamações procedentes no trimestre, ou seja, média de 10 por mês", disse o BC.

Ouvidorias

continua após publicidade

Em outro ranking, o de Qualidade das Ouvidorias, o número mínimo de demandas para ambas as listagens também foi para 30.

"Para uma instituição ter a sua ouvidoria avaliada, será necessário que, no trimestre de referência, sejam pelo menos 30 reclamações analisadas e 30 respostas oferecidas", esclareceu o BC.

Outra alteração ocorre na bonificação que as instituições recebem no Ranking de Qualidade de Ouvidorias pela adesão à plataforma Consumidor.gov.br. "O bônus, antes de 0,5 ponto, foi reduzido para 0,1. A ferramenta de resolução de conflitos operada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) já está bastante consolidada, o que permite a redução do valor bônus com o consequente aumento da competitividade entre as instituições que participam do ranking", registrou o BC em nota.

continua após publicidade

Conforme a autarquia, todas as mudanças buscam "fortalecer os rankings como instrumentos de transparência das ações".

No último Ranking de Reclamações, referente ao terceiro trimestre de 2020, entre as instituições com mais de 4 milhões de clientes, as três mais reclamadas eram Pan (índice de reclamações de 255,33), BMG (236,73) e Inter (126,38).

O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral. O próximo ranking será divulgado nesta terça-feira, às 14h30.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC publicará ranking de reclamações contra bancos com 10 maiores instituições"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!