MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC: pacote de medidas fiscais não parece ter gerado impacto positivo na percepção e analistas

O Banco Central afirma, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de dezembro, que o pacote fiscal apresentado pelo governo parece não ter gerado impacto positivo sobre a percepção de analistas do mercado acerca das contas públicas. O Questionário Pré-Cop

Cícero Cotrim, Célia Froufe e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim, Célia Froufe e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 19.12.2024, 09:38:00 Editado em 19.12.2024, 09:45:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central afirma, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de dezembro, que o pacote fiscal apresentado pelo governo parece não ter gerado impacto positivo sobre a percepção de analistas do mercado acerca das contas públicas. O Questionário Pré-Copom (QPC) mostrou que os economistas esperam impacto menor do que o estimado pelo governo com as medidas.

continua após publicidade

"Em parte, essa reação está associada à avaliação de que as medidas fiscais são insuficientes", disse o BC. "Além disso, a projeção mediana de resultado primário do QPC não incorpora nenhum impacto das medidas, o que pode estar associado à visão de que o espaço aberto pelo corte de despesas obrigatórias será preenchido por despesas discricionárias."

O BC avalia que a meta fiscal de 2024 - de déficit zero, com tolerância de 0,25 ponto porcentual do PIB para mais ou para menos - tende a ser cumprida dentro do limite inferior. Mesmo assim, "o quadro fiscal demanda atenção", segundo a autarquia. Há incertezas sobre o cumprimento das metas fiscais nos próximos anos e para a trajetória da dívida pública.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC: pacote de medidas fiscais não parece ter gerado impacto positivo na percepção e analistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!