MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC: Massa de rendimentos total cresceu 12,4% em 2023

O aumento da MRT, segundo o BC, pode ser totalmente atribuído à expansão do número de pessoas com rendimento

Cícero Cotrim (via Agência Estado)

·
ilustrativa
Icone Camera Foto por MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
ilustrativa
Escrito por Cícero Cotrim (via Agência Estado)
Publicado em 28.11.2024, 17:07:22 Editado em 28.11.2024, 17:29:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A massa de rendimentos total (MRT) do Brasil - que engloba a renda do trabalho, aposentadorias, pensões, programas sociais e outras fontes - cresceu 12,4% em 2023, segundo o Boletim Regional do Banco Central. É a maior alta da série histórica, iniciada em 2012. Em 2022, a alta havia sido de 8,5%.

continua após publicidade

LEIA MAIS:Dois são presos em operação contra o tráfico em Jandaia do Sul

A renda proveniente de programas sociais cresceu 140,4%, segundo as estimativas o BC. Na comparação com 2019, escolhida pela autoridade monetária o estudo, esse segmento avançou em média 24,5% ao ano. Na mesma base, a renda do trabalho cresceu 8,7%, as aposentadorias e pensões subiram 2,1%, e as demais fontes cederam 4,0%.

continua após publicidade

O aumento da MRT, segundo o BC, pode ser totalmente atribuído à expansão do número de pessoas com rendimento. "Esse componente também é o mais relevante para explicar o aumento das massas de rendimentos do trabalho e de aposentadorias e pensões. No caso dos programas sociais, contudo, há contribuição expressiva tanto do aumento do número de beneficiários como do benefício médio", diz o boletim.

A MRT cresceu em todas as regiões, com destaque para Centro-Oeste (15,2%), Norte (14,8%), Sudeste (13,8%), Nordeste (9,6%) e Sul (8,8%). "Essa dispersão reflete sobretudo o comportamento da renda do trabalho, o componente de maior peso e que avançou mais naquelas regiões e menos nestas", diz o BC. A contribuição de programas sociais foi maior no Norte e Nordeste. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o destaque ficou com aposentadorias e pensões.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC: Massa de rendimentos total cresceu 12,4% em 2023"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!