MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC: juro do rotativo do cartão de crédito sobe 6,9 pp em novembro, para 445,8% ao ano

O juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiu 6,9 pontos porcentuais entre outubro e novembro, de 438,9% para 445,8% ao ano, informou o Banco Central nesta sexta-feira. A taxa do parcelado passou de 180,0% (dado revisado

Célia Froufe e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Célia Froufe e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 27.12.2024, 13:03:00 Editado em 27.12.2024, 13:09:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiu 6,9 pontos porcentuais entre outubro e novembro, de 438,9% para 445,8% ao ano, informou o Banco Central nesta sexta-feira.

continua após publicidade

A taxa do parcelado passou de 180,0% (dado revisado) para 183,3% ao ano na mesma comparação. Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 82,2% (dado revisado) para 83,2% na passagem entre os dois meses.

O Congresso definiu em lei que os juros do rotativo e do parcelado não poderiam ultrapassar 100% do principal da dívida, caso os bancos não chegassem a um acordo sobre o assunto, chancelado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Como não houve consenso, o teto para os juros e encargos da modalidade passou a valer no dia 3 de janeiro de 2024.

continua após publicidade

As taxas apresentadas pelo BC podem sugerir, portanto, que os bancos estejam descumprindo a lei, mas o que acontece é apenas um registro estatístico. Para chegar às taxas anuais, a autoridade monetária extrapola o juro cobrado ao mês pela instituição financeira para o ano. Essa taxa nem sempre é efetivada, já que os consumidores normalmente ficam "pendurados" no cartão por apenas dias ou semanas.

O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, explicou que a instituição não pretende descontinuar essa série histórica porque ela ainda serve como referência para mostrar a velocidade de aumento ou redução dos juros e também porque é um dos componentes para se chegar à taxa cobrada pelo sistema como um todo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC: juro do rotativo do cartão de crédito sobe 6,9 pp em novembro, para 445,8% ao ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!