MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC japonês mantém política monetária e Kuroda diz que aperto seria inapropriado

O Banco do Japão (BoJ) decidiu deixar seus juros ultrabaixos inalterados, confirmando que não seguirá outros grandes bancos centrais, como o Federal Reserve (Fed), dos EUA, e o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), no aperto da política monetária

Sergio Caldas (via Agência Estado)

·
Escrito por Sergio Caldas (via Agência Estado)
Publicado em 17.06.2022, 07:41:00 Editado em 17.06.2022, 07:46:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco do Japão (BoJ) decidiu deixar seus juros ultrabaixos inalterados, confirmando que não seguirá outros grandes bancos centrais, como o Federal Reserve (Fed), dos EUA, e o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), no aperto da política monetária.

continua após publicidade

Após reunião de dois dias concluída nesta sexta-feira, o BC japonês manteve sua taxa de juros para depósitos em -0,1% e a meta para o rendimento do bônus do governo do Japão (JGB) de dez anos em torno de 0%. Na expectativa do BoJ, os juros de curto e longo prazos irão se manter nos níveis atuais ou menores.

A moeda japonesa, o iene, vem operando perto dos menores níveis desde 1998, em meio à divergência das políticas monetárias do Japão e dos EUA.

continua após publicidade

Na decisão desta sexta, o BoJ também reiterou não ter limite para compras de JGBs e manteve o teto anual para aquisições de fundos de índices acionários, os chamados ETFs, em 12 trilhões de ienes. O BoJ prometeu ainda comprar JGBs a uma taxa fixa diariamente.

Em coletiva de imprensa após a decisão, o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, reafirmou que o BC japonês irá manter a atual política ultra-acomodatícia e considera inapropriado apertar as condições monetárias no momento, embora a inflação japonesa tenha atingido a meta de 2% perseguida pela instituição.

Kuroda disse também que o BoJ não está considerando alterar a meta de juro do JGB de dez anos e descartou a possibilidade de uma revisão de sua política por enquanto.

continua após publicidade

Ele afirmou também que o BoJ está monitorando o impacto dos aumentos de juros do Federal Reserve na economia global.

Na quarta-feira, o Fed, como é conhecido o BC americano, elevou seu juro básico em 75 pontos-base, fazendo o maior ajuste do tipo desde 1994.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC japonês mantém política monetária e Kuroda diz que aperto seria inapropriado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!