MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC do Peru corta taxa básica de juros em 25 pontos-base, a 5,75%

O Banco Central do Peru decidiu reduzir sua taxa básica de juros em 25 pontos-base, a 5,75%, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira, 9. A instituição ressalta que "futuros ajustes na taxa de referência estarão condicionados à nova informação sobr

Laís Adriana* (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana* (via Agência Estado)
Publicado em 09.05.2024, 21:30:00 Editado em 09.05.2024, 21:34:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central do Peru decidiu reduzir sua taxa básica de juros em 25 pontos-base, a 5,75%, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira, 9. A instituição ressalta que "futuros ajustes na taxa de referência estarão condicionados à nova informação sobre a inflação e seus determinantes", sem se comprometer com mais reduções adiante, apesar de manter o mesmo ritmo de redução do mês anterior.

continua após publicidade

A inflação de abril apontou reversão nos efeitos de choque de oferta de alguns alimentos. Na leitura anual, a inflação desacelerou de uma alta de 3,0% em março para 2,4% no país, dentro da faixa da meta. Já o núcleo, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, reduziu levemente de 3,1% a 3,0% no período, ficando no limite superior da meta de inflação.

O BC do Peru espera que a inflação continue desacelerando gradualmente ao longo de 2024 e opere no centro da faixa estipulada como meta nos próximos meses. "O Conselho reafirma seu compromisso de adotar as medidas necessárias para manter a inflação dentro da meta", reiterou.

continua após publicidade

Já os indicadores de expectativa da atividade econômica mostraram "ligeira deterioração", conforme o comunicado. Em publicação separada, dados do Instituto Nacional de Estatística e Informática (Inei) do Peru apontaram hoje aumento de 1,5% na pobreza monetária do país em 2023, representando 29% da população (cerca de 10 milhões de pessoas) em situação de pobreza.

*Com informações da Associated Press

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC do Peru corta taxa básica de juros em 25 pontos-base, a 5,75%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!