MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC do México reduz taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, a 5,50%

O Banco Central do México (Banxico) decidiu nesta quinta-feira, 14, cortar sua taxa básica de juros em meio ponto porcentual, a 5,50%. Em comunicado, a instituição destaca o impacto na atividade global causado pela pandemia de coronavírus, que gera um cen

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.05.2020, 15:25:00 Editado em 14.05.2020, 15:32:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central do México (Banxico) decidiu nesta quinta-feira, 14, cortar sua taxa básica de juros em meio ponto porcentual, a 5,50%. Em comunicado, a instituição destaca o impacto na atividade global causado pela pandemia de coronavírus, que gera um cenário de "revisões sem precedentes das expectativas econômicas, as quais incorporam uma forte contração da atividade produtiva em 2020".

continua após publicidade

O Banxico cita ainda que a pandemia provocou acentuada redução dos preços das matérias-primas, "especialmente do petróleo", item importante na pauta de exportações do país. Com isso, lembra que há um movimento geral dos bancos centrais para cortar as taxas de juros e implementar outras medidas extraordinárias para promover o bom funcionamento de seus sistemas financeiros, bem como a adoção de medidas de estímulo fiscal em diversos países.

O quadro gerou desvalorização das moedas de emergentes, inclusive do peso mexicano, diz o Banxico. No México, houve uma "contração importante no primeiro trimestre do ano" e o recuo da economia deve se aprofundar mais no segundo trimestre, com queda importante também no nível de emprego, aponta. Ao mesmo tempo, a inflação geral anual recuou de 3,25% a 2,15% entre março e abril, mas com incerteza sobre seu balanço de riscos, na avaliação do banco central.

continua após publicidade

O Banxico defende em sua nota que a perseverança para fortalecer os fundamentos macroeconômicos e "adotar as ações necessárias, tanto no âmbito monetário quando no fiscal, contribuirá para um melhor ajuste dos mercados financeiros nacionais e da economia em seu conjunto".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC do México reduz taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, a 5,50%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!