MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC do México decide elevar taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 10,5%

O Banco Central do México (Banxico) decidiu nesta quinta-feira, 15, elevar a taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 10,5%. A postura não foi unânime, com quatro votos favoráveis a tal aumento, enquanto um dirigente votou por uma alta de 25 pontos na ta

Matheus Andrade (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade (via Agência Estado)
Publicado em 15.12.2022, 16:27:00 Editado em 15.12.2022, 16:31:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central do México (Banxico) decidiu nesta quinta-feira, 15, elevar a taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 10,5%. A postura não foi unânime, com quatro votos favoráveis a tal aumento, enquanto um dirigente votou por uma alta de 25 pontos na taxa. O tamanho da alta de juros desta quinta-feira representa uma queda com relação à elevação anterior, quando o Banxico havia elevado a taxa em 75 pontos.

continua após publicidade

Em seu comunicado, a instituição diz que a inflação global continua elevada, embora a geral tenha caído em várias economias devido à menor pressão sobre os preços de alimentos e energia, avalia.

"Um grande número de bancos centrais continuou a aumentar as suas taxas de referência. Alguns mencionaram que começariam a moderar a magnitude de seus aumentos. No entanto, espera-se que essas taxas permaneçam em níveis elevados por um período prolongado", avalia o Banxico. "O peso mexicano se valorizou, ainda que tenha mostrado alguma volatilidade. As taxas de juros de curto prazo aumentaram, enquanto as taxas de juros de médio e longo prazo diminuíram significativamente", aponta a instituição.

continua após publicidade

E afirma: "O Conselho de Administração acompanhará de perto as pressões inflacionárias, bem como todos os fatores que afetam a trajetória projetada para a inflação e suas expectativas. Isto, com o objetivo de determinar uma taxa de referência consistente em todos os momentos, tanto com a convergência ordenada e sustentada da inflação geral para a meta de 3%."

O Banxico diz ainda que irá avaliar a magnitude dos ajustes na alta da taxa de referência nas suas próximas reuniões de acordo com as circunstâncias prevalecentes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC do México decide elevar taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 10,5%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!