Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BC do Japão sinaliza alta de juro e leva yield do JGB ao maior nível desde 2008; iene salta

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A sinalização do presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Kazuo Ueda, de que a instituição discutirá cuidadosamente um possível aumento das taxas de juros em sua próxima reunião de política monetária, ainda este mês, levou o juro do título do governo japonês (JGB) de 10 anos ao maior nível desde 2008, fez o iene disparar ante o dólar e pressionou os ganhos na Bolsa de Tóquio.

O juro do JGB de 10 anos bateu 1,875% na máxima do pregão de hoje, enquanto o dólar chegou a cair a 154,63 na mínima do dia. O índice Nikkei fechou em queda de quase 2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em repercussão ao comentário de Ueda, o Deutsche Bank relembra que, em 2022, aconteceu uma situação semelhante, o que "assustou um pouco o mercado". "Na reunião de 2022, pouco antes do Natal, o BoJ elevou seu limite para os títulos do governo japonês de 10 anos de 0,25% para 0,5%", explica.

O Swissquote Bank ainda argumenta que o apetite por risco foi minado pelas notícias referentes ao BoJ. "Em outras palavras, o Japão ainda estão muito atrás da curva, e a normalização se faz sentir - ainda mais fortemente, visto que as medidas de política de primeira-ministra, Sanae Takaichi correm o risco de impulsionar ainda mais a inflação no Japão", avalia.

O Rabobank destaca que o discurso de Ueda foi visto pelo mercado como "um forte indicador de como ele poderá orientar o conselho" na reunião deste mês, mas pondera que os formuladores de políticas continuarão "dependendo dos dados".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline