MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC do Canadá mantém taxa básica de juros em 4,50% ao ano

O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) decidiu nesta quarta-feira, 8, manter sua taxa básica de juros em 4,50%, paralisando o ciclo recente de aperto, após em 25 de janeiro ter elevado a taxa em 25 pontos-base. A instituição afirma que segue com o ap

Natália Coelho (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho (via Agência Estado)
Publicado em 08.03.2023, 13:09:00 Editado em 08.03.2023, 13:14:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) decidiu nesta quarta-feira, 8, manter sua taxa básica de juros em 4,50%, paralisando o ciclo recente de aperto, após em 25 de janeiro ter elevado a taxa em 25 pontos-base. A instituição afirma que segue com o aperto quantitativo (QT, na sigla em inglês) já em andamento. Além disso, ressalta que está preparado a elevar mais os juros, caso seja necessário para que a inflação retorne à meta de 2%.

continua após publicidade

Em comunicado, o BC canadense apontou que o crescimento global segue desacelerando e a inflação, caindo, principalmente devido à energia, embora a taxa siga "muito alta". O BC disse que a evolução econômica evoluiu globalmente em linha com as perspectivas do Relatório de Política Monetária (MPR).

O BC aponta que o mercado de trabalho segue apertado, e que o Produto Interno Bruto (PIB) do país abaixo do esperado, em grande parte por uma desaceleração considerável no investimento em estoques. "A política monetária restritiva continua a pesar sobre os gastos das famílias, e o investimento empresarial enfraqueceu junto com a desaceleração da demanda interna e externa."

continua após publicidade

No geral, o banco central diz que dados recentes permanecem em linha com as expectativas de que a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) irá cair para cerca de 3% em 2023. Segundo comunicado, as taxas de inflação anual e trimestral devem cair ainda mais, como também as expectativas de curto prazo, para que seja possível que a inflação retorne à meta de 2%.

Ainda de acordo com o comunicado, a previsão é de um crescimento econômico "fraco" nos próximos trimestres, de forma que espera-se uma queda nas pressões do mercado de trabalho. "Isso deve moderar o crescimento salarial e também aumentar as pressões competitivas, tornando mais difícil para as empresas repassar os custos mais altos aos consumidores."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC do Canadá mantém taxa básica de juros em 4,50% ao ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!