MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC do Canadá eleva taxa de juros a 0,50% ao ano e antecipa novas altas em breve

O Banco Central do Canadá (BoC, na sigla em inglês) informou, em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 2, que decidiu elevar a taxa básica de juros do país de 0,25% a 0,50% ao ano. Com a constante expansão da economia e inflação no Canadá, o BC disse q

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2022, 12:25:00 Editado em 02.03.2022, 12:32:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central do Canadá (BoC, na sigla em inglês) informou, em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 2, que decidiu elevar a taxa básica de juros do país de 0,25% a 0,50% ao ano. Com a constante expansão da economia e inflação no Canadá, o BC disse que novos aumentos do juro serão apropriados.

continua após publicidade

"Os aumentos de preços tornaram-se mais difundidos e todas as medidas do núcleo da inflação aumentaram", alertou o BoC, ressaltando ainda o impacto do conflito entre Ucrânia e Rússia sobre as pressões inflacionárias nos setores de commodities ligadas à energia e alimentos. Há ainda maior atividade no mercado residencial, elevando os custos. Com isso, a inflação canadense deve ficar acima do previsto pelo BoC.

A forte inflação persistente ameaça desancorar as expectativas de longo prazo de consumidores, segundo a entidade.

continua após publicidade

"O Banco usará suas ferramentas de política monetária para retornar a inflação à meta de 2% ao ano e manter as expectativas de inflação bem ancoradas", ressalta o comunicado.

Aperto quantitativo

O BoC também disse que um aperto quantitativo (QT, na sigla em inglês) - que consiste na redução do seu balanço de ativos - deve ser considerado em breve pelo Conselho.

"O momento e o ritmo de novos aumentos na taxa básica de juros e o início do QT serão guiados pela avaliação contínua do Banco sobre a economia e seu compromisso de atingir a meta de inflação", completou o BC canadense.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC do Canadá eleva taxa de juros a 0,50% ao ano e antecipa novas altas em breve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!